Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Aviso de partida do Aquaviário este mês

| 06/06/2021, 08:36 08:36 h | Atualizado em 06/06/2021, 08:42

Após muitas manobras e sinalizações, foi agendada para o próximo dia 24, em Cariacica, a ordem de serviço do governo destinada à construção de quatro píeres do sistema Aquaviário na Grande Vitória.

O evento deverá ser em Itacibá, local do píer no município. Os demais serão em Vila Velha e Vitória.

O governador Renato Casagrande projeta que o sistema começará a operar no próximo ano, após a aquisição das embarcações. “Os modelos de barcos foram definidos, falta comprar”, salienta. E assegura que estão superados obstáculos de parte do empresariado do transporte, para a inclusão dos ônibus coletivos nas tarifas do sistema.

Outra inacabada
O projeto do Cais das Artes, inacabado em Vitória, não é o primeiro de autoria do renomado arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha, falecido recentemente. Um ex-diretor do Banestes relata que, anos atrás, o arquiteto foi contratado pelo banco para padronizar o visual das agências. Por falta de continuidade administrativa, não saiu do papel.

O “TERCEIRO MELHOR CLIMA DO MUNDO” – Richimond, em Vargem Alta, integra o circuito municipal do verde e das águas, e agora entra na disputa para utilizar o ambicioso mote turístico de possuir o “terceiro melhor clima do mundo”, embora não se saiba exatamente quais são os primeiros. Impressiona pelas belezas naturais e o peso histórico. A partir de 1880, começou a receber imigrantes italianos, que iniciaram a colonização da área.

Sal-gema, agora vai?
Um dos maiores entraves nas lavras do País está no Norte do Espírito Santo, com epicentro em Conceição da Barra: são as intocadas reservas de sal-gema, as maiores da América Latina. Com o País agora importando sal-gema para fertilizantes, vidros, etc., o deputado federal Felipe Rigoni provoca a Agência Nacional de Mineração a autorizar a exploração das jazidas. Já não faz sentido se curvar ao antigo lobby de estados produtores temerosos de preços baixos.

...Alavanca
E caso Rigoni consiga desatar esse nó, amarrado há muito tempo pela Petrobras, o parlamentar certamente irá aumentar bastante o seu cacife político.

Pirotecnia nos morros
Vereador de Vitória Armandinho Fontoura discursou citando o foguetório constante em morros da capital. Pediu fiscalização na venda dos fogos de artifício que, na maioria das vezes, é utilizado por quadrilhas como comunicação, assim feito uma linha evolutiva dos sinais de fumaça dos índios. Vereador tem razão: se não se controla nem os fogos, que dirá as drogas.

Iluminação na orla
Voltou a forte iluminação na praia de Bicanga, Serra, onde há área de desova de tartarugas. Meses atrás, após barulho da mídia, a iluminação foi suprimida. Moradores reclamaram, a luz voltou. A Prefeitura diz que a Secretaria de Serviços elabora, para setembro, um projeto de controle da iluminação por segmento, de modo a ser desligada no trecho em época de desova.

Um personagem...
Só com o curso primário e muita determinação, Camilo Cola ergueu um império nos transportes, reduzido ao longo dos anos. Na política, persistiu. Tentou o Senado na chapa Macaca – Max, Camilo, Camata. Só ele perdeu. A esposa, Dona Inês, bem-humorada, dizia que a chapa Macaca deu a ele a... banana. Foi eleito deputado federal em 2007, após superar “fogo amigo”. Era presidente de honra do PMDB, mas ralou internamente até obter a legenda e disputar.

* * *

... pela estrada
Detalhes da vida de Camilo estão no livro “Na estrada da vida”, onde narra sua chegada em Cachoeiro, calçando tamanco, a sua participação na Segunda Guerra, e a escalada no ramo de transportes. Politicamente, pesou contra ele o apoio ao governo militar instalado em 1964.

SONHO DE CONSUMO. Técnicos da área ambiental do governo do Estado suspiram diante do ambicioso projeto que prevê a despoluição da baía de Vitória até 2026.

DE CABECEIRA. “Como as democracias morrem” (Levistky-Ziblatt) virou leitura obrigatória de muitos. Atual e aclamado, aponta: democracias podem entrar em colapso, em qualquer lugar.

TOMARA. Após visitar a Fiocruz, o deputado federal Neucimar Fraga saiu “convencido de que toda a população será vacinada até o final do ano”. Não disse qual ano. Tomara que seja neste.

FILOSOFIA NA PANDEMIA. “A pandemia esvazia mais um arraiá junino, mas nunca se viu tanta quadrilha e batata assando”. Entreouvido por aí.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: