X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

E Aí Professor J. Jerry?

Automatização ou automação?


Domingo, 24/05: Dia do Vestibulando. O verbo “abster(-se)” é derivado do verbo “ter” (Exemplo: Abstenho-me sobre as novas regras para o vestibular.).

Por ser derivado de “ter”, “abster(-se)” segue a mesma conjugação desse verbo (Exemplos de flexões: Ele abstém-se e eles abstêm-se). Veja-se que, no singular, usou-se acento agudo; no plural, acento circunflexo.

Segunda-feira, 25/05: Dia da Toalha. Alguns usuários da língua portuguesa rejeitam o verbo “ajuntar”, com a sílaba inicial “a”. Na verdade, os verbos “ajuntar” e “juntar” têm o mesmo sentido e são corretos (Exemplo: A mãe de Isabela ajuntou/juntou todas as toalhas sujas.).

Na verdade, em geral, esses usuários preferem a palavra “juntar” ao vocábulo “ajuntar”.

Terça-feira, 26/05: Dia do Revendedor Lotérico. É preciso verificar se determinadas palavras existem.

Como exemplo, veja-se o verbo “colorir” no presente do indicativo: - (eu), colores (tu), colore (ele), colorimos (nós), coloris (vós) e colorem (eles). Observe-se que não existe “coloro” (Erro: O revendedor lotérico disse: Coloro desenhos durante minha folga. Correção: ...Dou cores a desenhos...).

Quarta-feira, 27/05 : Dia do Brinquedo. Quando se atira algo, atira-se algo “ao chão” ou “no chão”, por exemplo? Nesse caso, com o sentido de “arremessar, lançar”, as duas construções são corretas, com os termos “a” (ao) e “em” (no). Pode-se usar também a preposição “contra”. Leiam-se estes exemplos: A criança atirou o brinquedo ao chão. (...) no chão. (...) contra a mãe.

Quinta-feira, 28/05: Dia Internacional do Hambúrguer. Automatização ou automação? Qual palavra está correta? As duas formas são aceitáveis (Exemplo: A automatização/automação barateou a produção de hambúrguer.). Apesar disso, estudiosos recomendam “automatização”, por ser formada em português. Já automação vem do inglês “automation”.

Sexta-feira, 29/05: Dia do Estatístico. Rigorosamente, o verbo “sobreviver” quer dizer “viver além, ter uma sobrevida” (Exemplo: Depois de três cirurgias, Pedro sobrevive apenas com um rim.). “Sobreviver” não tem o sentido de “viver mal” (Inadequação: O estatístico sobrevive como trabalhador informal. Adequação: O estatístico vive mal como trabalhador informal.).

Sábado, 30/05: Dia do Decorador. O verbo “romper(-se)” é pronominal, ou seja, aparecerá seguido de pronome. Apesar de comum, leia-se esta frase incorreta: O cano do apartamento rompeu com a intervenção do decorador. Para corrigir essa oração, basta dizer que “o cano do apartamento rompeu-se”. Isso porque algo sempre “se rompe”, e não “rompe”.

ERRATA: Na última coluna (16/05/20), onde se lê “convidamos-lhe”, leia-se “obedecemos-lhe”.

J. JERRY TONONI é professor com notório saber, palestrante e consultor em texto administrativo/ empresarial, jurídico e acadêmico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: