Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

Aumentam as fraudes nas compras de carros online

| 13/12/2020, 12:33 12:33 h | Atualizado em 13/12/2020, 12:35

A comodidade e a expectativa de melhores preços são os dois grandes atrativos para os consumidores buscarem aquisição de carros pela internet. Entretanto, se não forem tomadas algumas medidas de segurança, o sonho do novo carro pode se transformar em um pesadelo e destruir anos de economia.

Não é fácil para ninguém presenciar a cena de um trabalhador humilde sair chorando da delegacia de crimes cibernéticos, consolado pela filha de 16 anos, após perder 45 mil reais em uma fraude online, na compra de um veículo HB20, na plataforma OLX.

Frustrações que se repetem todos os dias e, cada vez com mais frequência, as pessoas ainda procuram melhores oportunidades de compras online, de peito aberto, sem observar os cuidados e as cautelas que a prática do comércio eletrônico exige.

Ainda mais quando se trata de altos valores envolvidos, como é o caso da compra de um carro.

Os criminosos contam com a impulsividade das pessoas, que se encantam com a possibilidade de um bom negócio, aproveitando a oferta de preço baixo e um suposto desespero de alguém, para vender ou comprar um veículo.

A escola do crime, indiscutivelmente, também age no mundo online.

À medida em que um tipo de golpe começa a ser praticado, criminosos das mais variadas regiões do País aprendem e começam a praticá-lo, formando uma gigante rede de criminosos, que podem agir sozinhos ou organizados em quadrilhas.

No momento, a menina dos olhos desses criminosos é a plataforma de classificados online OLX. Se caiu no gosto dos consumidores online, não tenha dúvidas de que é para lá que os criminosos vão direcionar os seus golpes.

O golpe mais comum do momento é a triangulação comercial, na qual o criminoso copia o anúncio legítimo do vendedor e cria outro, com valor mais baixo. Claro que o anúncio clonado será mais procurado.

Depois, ele intermedia a transação entre os interessados e o vendedor, utilizando uma história de cobertura para fazer com que ambos acreditem que ele é o legítimo intermediário da transação.

Todavia, é possível identificar esse golpe se estiver atento aos seguintes aspectos:

I - Desconfie se a compra e a venda envolver terceiros;
II - Suspeite se pedirem para não revelar ao comprador (ou vendedor) o verdadeiro valor do negócio;
III - Estranhe se a conta bancária não estiver no nome do dono do veículo e se for de fora do Estado;
IV - Presuma que, se esse intermediário não aparece fisicamente, trata-se de um estelionatário.

Ficando atento a esses quatro aspectos, é possível perceber, imediatamente, que se trata do golpe da triangulação comercial fraudulenta.

Dessa forma, você pode se livrar de uma grande fria e conservar seu suado dinheirinho, para enfim comprar (de fato) o seu sonhado carango.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: