Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Aula presencial em área de risco alto

| 07/05/2021, 06:58 06:58 h | Atualizado em 07/05/2021, 07:20

O governo do Estado anuncia hoje o novo mapa de risco de contaminação de Covid no Estado e uma das possibilidades é que haja uma flexibilização e sejam permitidas aulas presenciais nos municípios de risco alto – hoje, municípios nessa faixa só podem ter atendimento presencial individual e aula online.

Na semana passada, o governador Renato Casagrande já tinha dito em sua live que daria “um passo adiante” na educação dos municípios em risco alto e que nesta semana faria reuniões com o Ministério Público sobre o assunto.

Nos bastidores, o MP-ES teria recomendado ao governo, nessa semana, o retorno às aulas presenciais do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) e há uma sinalização de que o governo possa seguir a recomendação. Ao longo da semana, o órgão fez reuniões com pais de alunos e representantes de escolas e de profissionais da Educação.

O debate sobre o retorno às aulas presenciais divide opiniões e tem ganhado a mesma proporção que o do comércio.

Ales na ativa
O presidente da Assembleia, Erick Musso, recebeu ontem em seu gabinete, já no final da tarde, representantes das escolas particulares para uma reunião. O pleito foi pela reabertura das escolas para aulas apenas presenciais (sem o modelo híbrido) e de forma contínua. Teria sido apresentado um dado de que 80% dos pais querem o retorno das aulas.

Ales na defesa
Além da ação do Pros, também estará na pauta do STF do próximo dia 14 a ação da PGR sobre a reeleição na Assembleia. Na defesa, a Procuradoria da Ales deve alegar que não houve inconstitucionalidade na reeleição do presidente Erick Musso, que seguiu a norma constitucional vigente e que se houver mudança de entendimento que seja para as próximas eleições.

Separados na maternidade

Imagem ilustrativa da imagem Aula presencial em área de risco alto
|  Foto: André Felix

Com máscaras e ternos parecidos é notável a semelhança física entre o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o senador Renan Calheiros. Ontem, durante a CPI da Covid, ao se cumprimentarem e ficarem de costas para o plenário do colegiado, teve quem sentiu dificuldade de saber quem era quem.

Até 90% dos PMs no combate ao tráfico
Em reunião da Comissão de Políticas sobre Drogas da Ales, presidida pelo deputado Danilo Bahiense, o comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Marcelo Tavares, falou sobre a crise de segurança no bairro Andorinhas e disse que o tráfico de drogas é o maior desafio do batalhão. Citou que utiliza de 85% a 90% dos seus policiais para atuarem no combate ao crime. Reunião foi na quarta-feira.

Projeto suspende integração de comarcas
O deputado estadual Theodorico Ferraço, um dos parlamentares que mais defenderam a não integração das 27 comarcas no interior, protocolou um projeto de decreto legislativo que suspende os atos do Tribunal de Justiça que deram legitimidade à integração. O TJ tem defendido que o fechamento dos fóruns vai gerar economia de R$ 12 milhões ao ano e que “no lugar dos prédios haverá uma estrutura tecnológica à disposição das comarcas integradas”.

Alfinete
“Esperamos coerência do STF. Se a reeleição para a Mesa Diretora é inconstitucional, a última eleição da Ales precisa ser anulada”. Do deputado Sergio Majeski em suas redes sociais e grupos de conversa.

Fiscalização popular
Uma comissão popular, de membros da sociedade civil, foi criada pela Frente Parlamentar das PPP, presidida pelo deputado Bruno Lamas, para fiscalizar duas obras do Estado na Serra: a revitalização da Avenida Abido Saadi e o Contorno de Jacaraípe.

Um dia para chamar de seu
O governador sancionou lei do deputado Luciano Machado que cria o Dia do Despachante Aduaneiro a ser comemorado em 25 de abril.

Mudança de foco
A CPI da Covid no Senado, ontem, virou a CPI da Cloroquina.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: