X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

A Tribuna no Enem 2024

Jornal A Tribuna traz questões corrigidas e dicas de Português para o Enem

O jornal A Tribuna irá publicar às terças e quintas, até 24 de outubro, suplementos com questões e dicas de estudo para o Enem


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Jornal A Tribuna traz questões corrigidas e dicas de Português para o Enem
O Enem não colocaria como gabarito uma questão que fizesse o aluno chegar a uma conclusão negativa sobre as expressões populares” Iana Lima, professora de Linguagens da Escola Madan |  Foto: Reprodução/Youtube

A prova de Linguagens no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser exaustiva e desafiadora, mas, com as dicas certas, é possível acertar mais questões e conquistar uma boa nota.

Com o intuito de apoiar os estudantes que farão o Enem 2024, o jornal A Tribuna irá publicar todas as terças e quintas-feiras, até 24 de outubro, suplementos com questões corrigidas e dicas de estudo para o exame.

Ao todo, são nove fascículos divididos entre Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Redação. Hoje é o dia de Linguagens.

Juntamente aos fascículos, serão publicados no canal Tribuna Online no YouTube e nos principais tocadores de podcasts entrevistas com professores que irão apontar como se preparar na reta final para o Enem.

Iana Lima, professora de Linguagens da Escola Madan, é a primeira entrevistada. Ela recebeu perguntas de vários estudantes do Madan, entre eles Ana Paula Soares, 18, e Luiza Nobre, 17.

A professora destaca a interdisciplinaridade do Enem e aponta como as questões de Linguagens podem dialogar com outras áreas.

“Na parte de interpretação de texto, a questão pode abordar qualquer área. Já em Literatura, eu diria que há um diálogo com Artes e com História, principalmente porque os textos literários foram escritos por pessoas em determinados tempos e espaços. São três áreas que se complementam nas questões”.

A dicotomia entre as linguagens culta e coloquial também pode ser cobrada. De acordo com a professora, o candidato precisa ter em mente que o Enem provavelmente não apontará um julgamento negativo à linguagem coloquial como gabarito para questões do tema.

“Às vezes, a alternativa não traz de maneira explícita um julgamento que tende para o negativo. O Enem não colocaria como gabarito uma questão que fizesse o aluno chegar a uma conclusão negativa sobre as expressões populares. Isso não faz parte da ideia de problematizar o social”.

O projeto dos suplementos é patrocinado pelas instituições de ensino Madan e Multivix, com conteúdo do Pazzei e apoio da Secretaria de Estado da Educação.

ALGUMAS DÚVIDAS DOS CANDIDATOS 

O que esperar da prova?

“É uma prova que se pretende menos conteudista e mais interpretativa. A prova traz diferentes gêneros textuais e, por isso, é importante que o aluno desenvolva habilidades de interpretação de texto.

Por exemplo, haverá questões com notícias, músicas, poemas e outros gêneros. A ideia é que o aluno consiga, pelo comando da questão, ser direcionado à resposta e a entender o texto”.

O que mais cai?

“Na parte de gramática, é importante ter uma boa base porque podem aparecer questões sobre as diferenças entre a norma culta padrão de língua e o uso coloquial. Como tendência, a prova do Enem tem seguido uma direção mais social. Temos muitos textos que abordam questões de desigualdade, violência, tecnologia e modernidade, de modo geral”.

Como lidar com a carga de leitura da prova?

“Eu sugeriria treinar uma tática de leitura que te permita ao mesmo tempo se atentar às palavras-chave para aquela questão e conseguir fazer a prova em tempo hábil. É uma prova cansativa. Além da carga de leitura ser grande, sabemos que o candidato ainda vai ter que fazer uma redação.

Preciso frisar: preste atenção no enunciado! Ele vai te guiar. Às vezes, acontece das alternativas trazerem afirmações que se relacionam, de modo geral, com o texto, com o autor e com o período destacado, mas que não são o que a questão pediu”.

Como se preparar na reta final?

Faça as provas anteriores e revise, mas também descanse. Não adianta chegar na prova completamente cansado e desgastado porque isso pode afetar o desempenho de um aluno que, inclusive, estava muito bem preparado”.

O que é melhor priorizar para a parte de gramática do exame?

Luiza Nobre, 17 anos.

O conhecimento de gramática no Enem hoje em dia é muito contextualizado. Na parte de conjugação verbal, léxico, vocabulário, as palavras que são mais da oralidade ou do coloquial e do formal, é importante estar atento a essas diferenças.

Quais são as escolas literárias mais relevantes para a revisão do Enem?”

Ana Paula Soares, 18 anos.

Foque na literatura modernista e na literatura contemporânea. E a minha sugestão é focar na poesia, nos poemas.

SAIBA MAIS

Fascículos

Todas as terças e quintas-feiras, até 24 de outubro, o jornal A Tribuna publica fascículos com conteúdos para estudo para o Enem 2024. São nove fascículos divididos entre Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Redação.

Podcasts

Juntamente aos fascículos, serão publicados, no canal Tribuna Online no YouTube e nos principais tocadores de podcasts, entrevistas com professores da Escola Madan.

Cronograma

Hoje: Fascículo 1 - Linguagens, códigos e suas tecnologias. Podcast com a professora de Linguagens Iana Lima.

1º de outubro: Fascículo 2 - Ciências Humanas e suas tecnologias. Podcast com a professora de Geografia Paula Favarato.

3 de outubro: Fascículo 3 - Matemática e suas tecnologias. Podcast com o professor de Matemática Daniel Rojas.

8 de outubro: Fascículo 4 - Ciências da Natureza e suas tecnologias. Podcast com a professora de Biologia Jamine Dillem.

10 de outubro: Fascículo 5 - Linguagens, códigos e suas tecnologias. Podcast com a professora de Redação Isa Colmanetti.

15 de outubro: Fascículo 6 - Ciências Humanas e suas tecnologias. Podcast com a professora de História Alba Silva.

17 de outubro: Fascículo 7 - Matemática e suas tecnologias. Podcast com o professor de Física Thiago Vieira.

22 de outubro: Fascículo 8 - Ciências da Natureza e suas tecnologias. Podcast com o professor de Química Leonardo Pimentel.

24 de outubro: Fascículo 9 - Revisão. Podcast com o professor de Sociologia e Filosofia Bravin.

29 de outubro: Podcast com a professora de Inglês Cristina Bravim.

Enem

O Enem é a principal forma de ingresso para a educação superior brasileira. Em 2024, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. O segundo dia será dedicado à aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Fonte: Rede Tribuna e Inep.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: