X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Até lavagem de rua contra doença em Alfredo Chaves


Imagem ilustrativa da imagem Até lavagem de rua contra doença em Alfredo Chaves
Município tem o maior número de contaminados por número de habitantes |  Foto: Arquivo/AT

Lavagem das ruas com cloro, uso obrigatório de máscaras, e medição de temperatura de quem entra na cidade. Esses são alguns reforços de ações que a Prefeitura de Alfredo Chaves, Sul do Estado, vai adotar a partir dessa semana para impedir o avanço do novo coronavírus.

A cidade possui o maior número de contaminados pela Covid-19 proporcional ao número de habitantes. Com aproximadamente 15 mil moradores, o município já registra 14 infectados, que possuem faixa etária de 2 a 55 anos.

Além disso, outros três casos estão em investigação e 29 foram descartados. Diante do cenário, a prefeitura decidiu por medidas mais rígidas e também restringiu o funcionamento do comércio essencial.

“A partir do momento que a transmissão se dá de forma comunitária, não temos muito o controle e o vírus se propaga de forma rápida. Também tem o fato de a cidade receber muitos turistas”, explicou a secretária municipal de Saúde, Silvia Pinto Ferreira.

A partir desta quarta-feira (22), as farmácias, supermercados e loja de cuidados para animais só vão poder funcionar das 7 às 12 horas.

“Vai ter restrições quanto ao número de clientes a serem atendidos por vez. E, como agora é obrigatório o uso de máscaras na cidade, os estabelecimentos não vão poder atender quem não estiver usando”, destacou.

As farmácias vão poder funcionar em sistema de plantão após às 12 horas. Já as padarias vão pode funcionar das 6 às 11. “Só para vendas. O cliente não pode fazer lanche no local”, frisou a secretária.

Os postos de combustíveis vão estar liberados para funcionar das 7 às 12h. Restaurantes, lanchonetes, bares estão proibidos de abrir. “Nem sistema de delivery podem funcionar para esses comércios”.

A secretária afirmou que uma barreira sanitária será montada no limite com o município de Anchieta. “Vamos trabalhar com abordagens, aferição de temperatura com termômetro infravermelho para quem entra na cidade”.

Além disso, o município tem trabalhado com campanhas de conscientização. A lavagem da rua com cloro vai seguir um cronograma. “De imediato vamos lavar os locais com mais fluxo de pessoas, como ruas comerciais e praças”.

Ainda de acordo com a secretária, a Polícia Militar vai abordar as pessoas que não estiverem usando a máscara nas ruas. “A PM vai ser acionada, e a pessoa vai ser orientada a ir para casa.

Estamos apertando as regras. Se a situação não melhorar, vamos apertar mais ainda”. O novo decreto vale até o próximo domingo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: