Hospital Dia é opção para cirurgias
Escute essa reportagem

Com a alta demanda de atendimento relacionada à Covid-19 em hospitais no último ano, os Hospitais Dia se destacaram como ambiente seguro para a realização de cirurgias eletivas de pequeno e médio porte.
Na Grameg Hospital Dia, o protocolo focado na recuperação proporcionou ainda mais tranquilidade aos pacientes.
Médica anestesiologista da Grameg Hospital Dia, Elianeth Oliveira Bezerra explica que, durante a pandemia, a realização de procedimentos diagnósticos e cirúrgicos de pequeno e médio porte têm sido mais acessíveis nesses espaços.
“O Hospital Dia concentra recursos tecnológicos e humanos qualificados que fornecem cuidado à saúde de forma programada por um período necessário para recuperação total do paciente”, esclarece.
Em instituições de saúde com pacientes internados com Covid-19, o risco de infecção é maior.
A Grameg ainda segue um protocolo internacional que visa acelerar a recuperação do paciente: o sistema Eras (sigla em inglês de “Enhanced Recovery After Surgery”, que significa melhor recuperação após cirurgia).
“Desde a hora que o paciente é internado até a alta hospitalar são trabalhados protocolos para acelerar a recuperação e evitar complicações perioperatórias (antes, durante e depois da cirurgia). Isso reduz o custo hospitalar, o custo de internação e o risco de complicações”, enfatiza a médica.
Assim, o paciente pode receber alta hospitalar horas após a realização do procedimento sem necessidade de ficar internado.
Por exemplo, há casos em que pessoas que dão entrada no horário da manhã e já conseguem a liberação para ir para casa na tarde do mesmo dia.
Elianeth destaca ainda o papel do médico anestesiologista no atendimento anterior ao procedimento cirúrgico para proporcionar mais confiança ao paciente.
“Na consulta pré-operatória, o anestesiologista esclarece todas as dúvidas sobre o procedimento, deixando o paciente ciente do que será feito. Ciente quanto ao que será submetido, ele relaxa e fica mais tranquilo”, observa a médica.
Nesse atendimento, o profissional ainda analisa exames, confirma se tem alguma alergia, verifica os medicamentos, orienta o jejum antes da cirurgia e avalia a saúde do paciente.
“Toda essa avaliação torna a operação mais segura”, enfatiza Elianeth.

Comentários