Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

As possibilidades de Amaro

| 08/03/2020, 09:13 09:13 h | Atualizado em 08/03/2020, 09:17

O deputado federal Amaro Neto deve deixar para os 45 minutos do 2º tempo a definição se irá ou não disputar nas eleições de outubro e onde. Ele tem domicílio eleitoral em Vitória, o que não o impede de cogitar outros municípios da Grande Vitória.

Seu partido, Republicanos, encomendou pesquisas para saber qual o cenário mais favorável, mas algumas ponderações já são feitas no núcleo do deputado.

Se decidir disputar na Serra, vai constranger Vandinho Leite e Alexandre Xambinho. Os dois deputados são aliados de Amaro. Por outro lado, pode ter uma aliança com o prefeito Audifax Barcelos, ainda sem sucessor para a disputa.

Em Vitória, onde disputou em 2016, já tem costurado alguns apoios e pode caminhar com MDB, PSDB e PSL, mas esbarra nas muitas pré-candidaturas – algumas de peso – já colocadas e com tendência a formar um bloco para enfraquecê-lo.

Outros cenários
Em Vila Velha, onde mora, o deputado federal Amaro Neto (Republicanos) também estaria bem avaliado – como nos outros cenários – mas vai atrapalhar planos de colegas da Assembleia – Hércules Silveira, Danilo Bahiense e do correligionário Hudson Leal. Já sobre Cariacica, a articulação é menor, embora Amaro não descarte o cenário no município.

Preparado pra guerra
Após reunião no STF sobre a redivisão dos royalties do petróleo, o governador disse lutar pelo acordo, mas que está pronto para a guerra. “Nosso desejo é o acordo, defendemos que os contratos já assinados sejam preservados. Ao mesmo tempo que a gente aposta no acordo, também aposta na guerra. Acordo só vem se a gente tiver pronto pra guerra”.

Tapete vermelho
A disputa pelo tenente-coronel dos Bombeiros Wagner Borges continua alta. O senador Marcos do Val o convidou para concorrer à Prefeitura de Vila Velha pelo Podemos e o presidente do PSD-ES, Neucimar Fraga, fez a oferta: “Se o Podemos não quiser, o PSD estende o tapete”.

Disputa em Baixo Guandu
A sucessão municipal em Baixo Guandu, na região Noroeste do Estado, deu um nó.
O prefeito Neto Barros (PCdoB) já está em seu segundo mandato e, portanto, não pode concorrer à reeleição. Nos bastidores, ele não teria preparado um sucessor. Percebendo o campo aberto, o deputado estadual Dary Pagung (PSB), que está no 4º mandato na Ales, avalia a possibilidade de concorrer.

Violência contra mulheres x participação política
O Mapa Mulheres da Política 2019, feito pelo Congresso, vinculou os dados de violência doméstica com a participação política de mulheres. Segundo a consultora legislativa Maria da Conceição Alves, quanto maior o índice de violência doméstica, menor é a participação política da mulher. “Os dois fatores se retroalimentam. Onde a violência contra a mulher é grande o pensamento que domina é que não se vota em quem não merece valor”, avaliou.

Galeria

“Vila Velha tem solução”
O Novo de Vila Velha faz, na próxima quinta-feira, debate com o tema “Vila Velha tem solução”. Participam do encontro o deputado federal Paulo Ganime (Novo-RJ) e o professor Dalton Morais, pré-candidato a prefeito do município.

Se não tem cão...
O presidente do PTB, Toninho Magalhães, acompanhando a movimentação no Podemos que está na briga para filiar o tenente-coronel dos bombeiros Wagner Borges, já ofereceu a legenda para o vereador Arnaldinho Borgo disputar a prefeitura.

...caça com gato!
O vereador Arnaldinho Borgo já estava com quase tudo acertado para trocar o MDB pelo Podemos.

Contra abusos
Tramita na Comissão de Justiça da Assembleia projeto do deputado Hércules Silveira, que estabelece multa, além do processo criminal, para casos de importunação sexual registrados no Estado.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: