Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

As consequências na ponta da CPI da Covid

| 11/04/2021, 11:21 11:21 h | Atualizado em 11/04/2021, 11:28

Governadores, secretários de saúde e parlamentares passaram a discutir os efeitos da CPI da Covid no já lento e difícil combate à pandemia. Temem que possa atrapalhar mais o Ministério da Saúde. Outra possibilidade aventada é que, entre os técnicos, surja o receio de tomar decisões e assinar despesas.

Entretanto, mesmo aliados do governo reconhecem que os erros e as omissão desde o começo da crise não foram poucos e devem ser investigados. Nas palavras de um governador, com 4 mil óbitos por dia, as canetas estão apagadas há muito tempo.

No ventilador. Ao menos nove Estados já têm comissões similares à do Senado, como mostrou o Estadão em março, mas gestores avaliam que a CPI da Covid deve acabar mirando estados e municípios também.

Vendaval. Parlamentar próximo da Saúde alerta: até mesmo Luiz Henrique Mandetta, que tentou combater o negacionismo do Presidente, pode ser tragado no turbilhão de uma CPI.

Na trilha. Do governador Wellington Dias (PT-PI): “Se a decisão foi de abrir a CPI, que ela não se desvie do seu caminho. O Brasil precisa de muita serenidade, equilíbrio e foco para vencer o coronavírus. Não dá para perder tempo com falsas guerras diárias”.

Pode vir. O MDB no Senado quer a presidência ou a relatoria da comissão. Os nomes de Eduardo Braga (AM) e Renan Calheiros (AL) têm circulado. Mas o último, pelo discurso abertamente de oposição, não deve assumir a dianteira.

Imagem ilustrativa da imagem As consequências na ponta da CPI da Covid
|  Foto: Carlos Moura/Divugação STF
Poker face. A decisão de Luís Roberto Barroso sobre a CPI da Covid ajudou a embaralhar todas as cartas da articulação política do governo, nas palavras de um assessor palaciano. Em especial, no Orçamento.

No bolso... Pesquisa do Instituto Renoma mostra que os moradores da cidade de São Paulo, de alta e de baixa renda, perceberam queda nas receitas das famílias. A sensação é maior entre as mulheres e pessoas com mais de 30 anos.

...das... “O ganho mensal familiar diminuiu. Está difícil para todos, independentemente da renda”, afirmou o sociólogo Fábio Gomes, fundador do Bateiah, ligado ao Instituto Renoma.

...famílias. Foram entrevistados 205 eleitores de bairros de alto e de baixo poderes aquisitivos, em 30 de março. O nível de confiança é de 95%.

Imagem ilustrativa da imagem As consequências na ponta da CPI da Covid
|  Foto: Reprodução/Instagram

CLICK. Marina Silva prestou homenagem ao Príncipe Phillip, com lembrança de 2008, quando ele entregou-lhe medalha da ONG WWF pela defesa da Amazônia.

Menu... A parcela do empresariado crítica a Jair Bolsonaro se incomodou com o jantar semana passada por um motivo especial: o mau gosto de um convescote em meio a quase 350 mil mortes por Covid-19 no País.

...indigesto. Para o senador Cid Gomes (PDT-CE), irmão de Ciro Gomes, “empresário que defende a política de Bolsonaro é suicida”. “Impossível que alguém veja momento favorável aos negócios”, completou.

Oi... Aloizio Mercadante, ex-ministro de Lula, disse que alguns dos empresários que estiveram no jantar “sempre tiveram excelente diálogo (com o PT) e o fato não mudará isso”.

...sumidos. “Tínhamos muito mais dificuldade de dialogar com o empresariado em 2002 do que agora”, afirmou Mercadante.


Pronto Falei


"O leilão de concessões de aeroportos é positivo. Mas é importante que ele seja acompanhado de proposta de privatização ou liquidação da Infraero”. Danilo Medeiros, conselheiro do Instituto de Formação de Líderes (IFL)

SUGERIMOS PARA VOCÊ: