Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

As cinco formas de amar

| 06/09/2020, 08:07 08:07 h | Atualizado em 06/09/2020, 08:08

Imagem ilustrativa da imagem As cinco formas de amar
Lorena Baldotto |  Foto: Divulgação

Segundo o escritor Gary Chapman, existem cinco formas diferentes de você demonstrar amor ou se sentir amado no seu relacionamento. Conhecer e aplicar essas diferentes formas podem ser determinantes para sua vida afetiva. Você sabe quais são essas formas? Não? Fica aqui comigo que eu vou te contar tudo sobre isso e como você pode utilizar essa informação para ter um relacionamento mais saudável. Então vamos lá?

A primeira forma é o uso de palavras de afirmação. Pessoas que valorizam essa linguagem se sentem amadas quando são estimuladas, apoiadas e elogiadas.

Então, caso você identifique esse aspecto no seu parceiro ou parceira, aproveite para incentivá-lo nos seus projetos e sonhos. Evite criticar e desmerecer o esforço que o outro está fazendo.

A segunda forma é o toque físico. Para essas pessoas, o contato, o abraço, o beijo, o sexo ou mesmo dormir de conchinha tem um peso maior, e elas precisam desse tipo de contato para se sentirem amadas nos seus relacionamentos.

A terceira forma são os atos de serviço. Há pessoas que valorizam mais quando seu parceiro ou parceira faz algo por elas, elas também tendem a demonstrar mais amor cuidando do outro.

Exemplos: fiz o seu jantar, te trouxe um café, levei seu carro para o conserto e/ou arrumei aquele aparelho que estava quebrado para você.

A quarta forma é o tempo de qualidade. Algumas pessoas valorizam muito o tempo que passam umas com as outras. Para elas, é importante fazer algo com o outro, seja ver um filme, sair para dançar, dar uma volta na praia, viajar, entre outras coisas.

A quinta forma é o ato de dar presentes. Sim, mas não estou falando do valor financeiro. Para essas pessoas, o importante é o valor simbólico, pode ser uma joia, mas também pode ser uma flor ou um chocolate.

Desde que seja dado de coração, com a intenção de agradar ou de deixar uma marca. A pessoa que recebe se sente lembrada e valorizada por perceber o significado que tem em sua vida.

A grande sacada aqui é entender que cada um valoriza mais ou demonstra mais de uma dessas formas.

Como terapeuta sexual, ajudo os casais a identificar e valorizar quais desses aspectos precisam ser fortalecidos numa relação. Então eu te convido a ficar alerta e conversar com seu amor sobre isso, vocês vão descobrir coisas incríveis!

Gostaram? Me contem lá no meu insta @lorenabaldotto. Vou adorar saber!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: