Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Argumento

| 13/05/2020, 08:02 08:02 h | Atualizado em 13/05/2020, 08:09

Jair Bolsonaro enviou na segunda-feira um ofício solicitando relatórios de produtividade da Polícia Federal, por estados. O pedido, que saiu do gabinete da Presidência, é inédito.

No órgão, a interpretação é de que o Presidente procura dados para tentar justificar suas investidas contra a Polícia Federal. Ele é alvo de inquérito do STF, que apura as acusações feitas por Sergio Moro. O depoimento de Alexandre Ramagem, visto como peça de defesa de Bolsonaro, deu sinais de que a linha seria essa.

Inconteste
A troca de superintendente na Polícia Federal do Rio atendeu à vontade de Bolsonaro, fato indiscutível e agora também confirmado por Ramagem. Embora tenha negado que tenha existido pedido expresso, o delegado falou sobre uma suposta preocupação de Bolsonaro com alegada falta de produtividade no Rio.

De novo
Quando demitiu o chefe da PF do Rio pela primeira vez, em agosto do ano passado, o Presidente também tentou usar a mesma justificativa. Na ocasião, a superintendência local estava em quarto lugar no ranking. Após cinco meses de gestão interina, passou para 22º. A última medição foi em dezembro.

Defesa
A avaliação de delegados é de que Bolsonaro vai usar o dado para atacar Moro e a gestão fluminense, na tentativa de afastar a acusação de que tem motivos particulares para a troca.

Ops
Nessa linha, pode criar novo problema: Carlos Henrique Oliveira, ainda atual chefe do Rio, foi promovido a número dois da hierarquia da polícia. Na interinidade, o comandante era Tácio Muzzi, que agora foi escolhido para assumir a superintendência.

Tic tac
Vence neste sábado o prazo de 30 dias para que o Planalto informe à Câmara o resultado do exame de Covid-19 de Bolsonaro. O requerimento foi feito pelo deputado Rogério Correia (PT-MG) e encaminhado por decisão da Mesa Diretora.

Tributo
Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares, escolheu o 13 de maio para prestar homenagem à princesa Isabel e para “revelar a verdade” sobre Zumbi dos Palmares no site da instituição.

Cutuca
A data selecionada, dia em que a Lei Áurea completa 132 anos, tem o objetivo de polemizar com os movimentos negros, que exaltam em contraste o 20 de novembro, data da morte de Zumbi e Dia da Consciência Negra.

Corrosão
O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, disse que o decreto de Jair Bolsonaro ampliando as atividades essenciais a academias e salões de beleza é “mais um desgaste para o poder central”. Governadores prometem ignorar a norma e dizem se pautar por orientações médicas.

Rede
“Uma medida assim pressupõe entendimento. Pressupõe acertar com quem está na ponta. Que são os governadores e prefeitos. A execução fica difícil”, disse. Em março, o ministro decidiu que governadores e prefeitos têm competência para decidir sobre o isolamento, assim como a União. A sentença foi confirmada pelo plenário do STF.

Lista
Pego de surpresa por Bolsonaro, o Ministério da Saúde só deu aval ao primeiro decreto de serviços essenciais, em 20 de março. Depois da primeira lista, vieram outras quatro acrescentando mais serviços, todas sem passar pelo ministério.

Cofrinho
A liderança do PT na Câmara ingressou com um requerimento de informações, via LAI, solicitando o extrato dos gastos do cartão corporativo do presidente Jair Bolsonaro desde janeiro de 2019. São pedidos os valores e os locais onde foram feitas as despesas e a relação das autoridades que usam o cartão. O pedido engloba o Gabinete de Segurança Institucional e a Abin.

Metal I
Prática proibida pelo STF e proposta recentemente pelo Departamento Penitenciário Nacional, vinculado ao Ministério da Justiça, o uso de contêineres para abrigar detentos já é utilizado no Brasil. No Paraná, existem 159 unidades para cerca de 2.000 presos.

Metal II
O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária pretende avaliar nesta semana proposta do Depen de isolar em contêineres presos contaminados pelo coronavírus e casos suspeitos. Ministério Público, Defensoria Pública e a OAB são contra.

Tiroteio
“Reabrimos duas unidades em Santa Catarina com rigorosos protocolos. A pessoa está mais exposta na rua do que na academia.”

De Luiz Urquiza, sócio da Bodytech, sobre procedimentos do setor para evitar contágio em meio a debate sobre reabertura.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: