X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Aracruz é o primeiro município do Estado a utilizar cápsula de isolamento para Covid-19


Imagem ilustrativa da imagem Aracruz é o primeiro município do Estado a utilizar cápsula de isolamento para Covid-19
A ambulância de suporte avançado, equipada com uma maca encapsulada que evita que o novo coronavírus se dissemine por meio de aerosol, chegou à Central de Ambulâncias |  Foto: Divulgação/ Secom

O transporte sanitário de pacientes infectados pela Covid-19 em Aracruz, no Norte do Estado, conta, agora, com um reforço inédito no Espírito Santo.

O setor de Saúde do município está utilizando a cápsula de isolamento contra a disseminação do novo coronavírus, sendo Aracruz a primeira cidade capixaba a adquirir uma ambulância avançada com cápsula de proteção em aerosol para remover com segurança os pacientes sem que haja risco de transmissão para trabalhadores da saúde.

A ambulância equipada com a cápsula possui também os instrumentos básicos de uma UTI móvel, entre eles, respirador mecânico, cardioversor (desfibrilador), monitor multiparamétrico, bomba de infusão contínua de medicação, oxímetro (aparelho que mede a saturação do oxigênio no sangue e verifica os batimentos cardíacos), entre outros instrumentos necessários ao socorro do paciente.

Imagem ilustrativa da imagem Aracruz é o primeiro município do Estado a utilizar cápsula de isolamento para Covid-19
O setor de Saúde do município está utilizando a cápsula de isolamento contra a disseminação do novo coronavírus |  Foto: Divulgação/ Secom

Fabricada em PVC não tóxico de alta qualidade, a cápsula faz a filtragem constante do ar, através de um exaustor, evitando que este ar seja exposto dentro da ambulância e nos espaços por onde a maca encapsulada se desloca durante o transporte do paciente até os leitos de tratamento. A câmara possui acessos para a passagem dos cabos de equipamentos e monitores, bem como os dutos para respiradores mecânicos.

"Esta ambulância é resultado de vários estudos e pesquisas e está sendo indicada por médicos sanitaristas para ajudar no transporte de pacientes, mantendo a segurança dos profissionais de saúde”, comentou a secretária de Saúde, Clenir Avanza.

Ela explicou ainda que os estudos para criação da cápsula se basearam em um equipamento semelhante usado em aeronaves no deslocamento de pacientes com doenças infecciosas respiratórias potentes. Para facilitar o manuseio por parte dos profissionais de Saúde, a cápsula ganhou uma estrutura mais resistente se comparada ao equipamento usado no transporte aéreo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: