Música

Antarctica recria samba inédito de Gonzaguinha censurado pela ditadura


 (Foto: )
(Foto: )

Para incentivar outros compositores a tirarem os sambas da gaveta, o 'Batuque da BOA' será um concurso para descobrir talentos.

Na época da ditadura no Brasil muitas composições foram vetadas e guardadas em gavetas. Grandes compositores e cantores foram afetados, assim como outros que apenas tentavam começar a carreira. Eis que a Antarctica teve a ideia de lançar um projeto, intitulado Batuque da BOA, para incentivar outros compositores a tirar os sambas da gaveta. E a inspiração vem justamente de uma recriação de uma letra inédita de Gonzaguinha, que foi censurada pelo governo militar.

Gonzaguinha era um sambista de primeira linha e sofreu excessivamente com a repressão. Das 72 composições que enviou para a análise do regime vigente, 54 foram vetadas. Uma delas é Céu país. Escrita em 1973, a música não foi lançada pelo autor. Mas a Antarctica lançou neste ano. Com a ajuda de músicos e especialistas, a letra é cantada pelo artista, por meio de uma reprodução da voz do cantor, permitida devido a tecnologia disponível nos dias atuais.

Confira a canção Céu país 
" rel="noopener nofollow" target="_blank">