Ano novo, novos hábitos

As festas acabam e um novo ano se inicia. Este começo desperta nas pessoas o desejo de fazer tudo diferente, mas muitas vezes entra ano, sai ano e nada foi feito. Diante disso, o início de 2019 pode ser uma boa oportunidade para rever o que foi e o que não foi feito e reorganizar a vida. Emagrecer, iniciar uma atividade física, alimentar-se de forma melhor, parar de fumar, ter mais tempo para o lazer e controlar o estresse são apenas alguns exemplos de promessas.

Vamos fazer um trato? Vamos deixar de lado aquelas promessas vazias de início de ano e que nunca se cumprem. Vamos optar por um compromisso assumido para valer. O trato é o seguinte: vamos nos cuidar mais em 2019.

E garanto, um bom planejamento pode ser a certeza de metas executadas e muita satisfação.

Por isso comece definindo o seu objetivo, mas lembre-se ele deve ser real e alcançável.

Seguem algumas pequenas grandes mudanças que podem ser feitas a partir de hoje:
- Aumente o consumo de água - Em uma média de 2 litros por dia.
- Comece a avaliar a lista de ingredientes - Prefira os alimentos naturais, magros e com cereais integrais.
- Evite os industrializados, que possuem alta concentração de aditivos químicos. Estes aditivos são ricos em sódio, que quando em excesso, podem causar, retenção líquida, aumento da pressão arterial e sobrecarga renal.

- Varie os alimentos - Abuse das cores, quanto mais colorido melhor.

- Equilibre os nutrientes na hora de montar seu prato - Ao preparar seu almoço e/ou jantar, fique atento para garantir as porções de carboidratos, proteínas, vegetais e frutas.

- Coma devagar - Com tranquilidade, mastigando muito bem os alimentos. Isto aumenta a salivação e melhora a digestão.

- Faça de 3 a 6 refeições por dia - Ficar com fome durante o dia a fim de minimizar o consumo calórico só vai avacalhar a sua dieta.

- Elimine a sobremesa - O açúcar aumenta a eliminação de cálcio e outros minerais presentes no nosso organismo além de superaumentar as calorias.

- Evite comer bebendo - Este mau hábito causa dilatação do estômago e fermentação da refeição ingerida.

Caso sinta sede durante as refeições, ingira apenas uma pequena quantidade de água (aproximadamente 100 ml ou 2 dedos).

- Controle o consumo do sal.
- Inicie a prática de atividade física.
- Para aumentar a autoestima, faça avaliações periódicas.

Depois de incluir os novos hábitos, não se esqueça de anotar tudo!

Com esse acompanhamento, é possível enxergar as falhas para que as alterações necessárias sejam feitas.

O que não faltam são bons motivos para mudar hábitos em 2019. Por que não começar hoje?

Saiba, que em toda mudança há obstáculos, dificuldades e “escorregões”, mas é possível enfrentá-los e se necessário corrigir o erro e não repeti-lo para continuar persistindo naquilo que reconhecidamente fará bem.

Sucesso e um ano repleto de saúde!


últimas dessa coluna


Páscoa, tempo de amor, união, chocolate e muito equilíbrio

“Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, três ovos assim!” Momento de renascimento, harmonia e união entre as pessoas. É! O período mais doce do ano chegou. Uma época difícil para …


Palmito: ultrassaudável!

Nas saladas, tortas, cremes, refogados, assados… Delícia! Muitos o consomem o ano inteiro, outros nem tanto. Mas com a Semana Santa chegando o consumo do palmito ganha destaque, principalmente para …


Sucos detox são aliados do sistema imunológico

Nesses dias de altas e baixas temperaturas, sol e chuva se alternando, muitas pessoas sofrem com resfriados e espirros. Já começa aquela sensação de cansaço, sem força de vontade nem para levantar da …


Refrigerante: perigo!

Que refrigerante não é saudável, isso todo mundo já sabe. E que são capazes de acabar com a sua boa forma em pouco tempo? Ixi! Isso você já deve estar cansado de saber. Mas ainda assim não consegue …


O feijão na nossa dieta

O feijão é um alimento bastante estigmatizado: excluído da dieta de quem busca a perda de peso, diz-se que a leguminosa engorda, incha e dá gases. Mas, desde criança, escutamos que o grão é rico em …


Praticidade na cozinha

Foi-se o tempo em que gastar horas na cozinha era exclusivamente parte da rotina ou trabalho da mulher. Hoje, o gosto e a necessidade de cuidar da casa também passam pelos homens. E, como o tempo …


Xô, ressaca da folia!

“Ó abre alas, que eu quero passar.... Ó abre alas, que eu quero passar.... Eu sou da Lira, não posso negar”... O Carnaval chegou e muita gente aproveita esta época do ano para "enfiar o pé na jaca"! …


Carnaval de Vitória chegou!

Carnaval é tempo de festa, alegria e samba no pé. Vai aproveitar a folia? Independente de ir para festa ou ficar em casa, este é um final de semana que faz toda a diferença no quesito rotina e …


Alface, sim ou não?

Basta pensar em uma salada de folhas ou em um hambúrguer mais leve e caprichado para, logo, inserirmos a alface na lista de ingredientes, não é verdade? Mas, mais do que um ótimo acompanhamento para …


Benefícios das sementes de abóbora

Ao comprar uma abóbora, a maioria das pessoas retira as sementes e joga fora, mantendo apenas o legume, não é verdade? Mas o que você não sabe é que isso é um grande desperdício. As sementes de …