Ano novo, novos hábitos

As festas acabam e um novo ano se inicia. Este começo desperta nas pessoas o desejo de fazer tudo diferente, mas muitas vezes entra ano, sai ano e nada foi feito. Diante disso, o início de 2019 pode ser uma boa oportunidade para rever o que foi e o que não foi feito e reorganizar a vida. Emagrecer, iniciar uma atividade física, alimentar-se de forma melhor, parar de fumar, ter mais tempo para o lazer e controlar o estresse são apenas alguns exemplos de promessas.

Vamos fazer um trato? Vamos deixar de lado aquelas promessas vazias de início de ano e que nunca se cumprem. Vamos optar por um compromisso assumido para valer. O trato é o seguinte: vamos nos cuidar mais em 2019.

E garanto, um bom planejamento pode ser a certeza de metas executadas e muita satisfação.

Por isso comece definindo o seu objetivo, mas lembre-se ele deve ser real e alcançável.

Seguem algumas pequenas grandes mudanças que podem ser feitas a partir de hoje:
- Aumente o consumo de água - Em uma média de 2 litros por dia.
- Comece a avaliar a lista de ingredientes - Prefira os alimentos naturais, magros e com cereais integrais.
- Evite os industrializados, que possuem alta concentração de aditivos químicos. Estes aditivos são ricos em sódio, que quando em excesso, podem causar, retenção líquida, aumento da pressão arterial e sobrecarga renal.

- Varie os alimentos - Abuse das cores, quanto mais colorido melhor.

- Equilibre os nutrientes na hora de montar seu prato - Ao preparar seu almoço e/ou jantar, fique atento para garantir as porções de carboidratos, proteínas, vegetais e frutas.

- Coma devagar - Com tranquilidade, mastigando muito bem os alimentos. Isto aumenta a salivação e melhora a digestão.

- Faça de 3 a 6 refeições por dia - Ficar com fome durante o dia a fim de minimizar o consumo calórico só vai avacalhar a sua dieta.

- Elimine a sobremesa - O açúcar aumenta a eliminação de cálcio e outros minerais presentes no nosso organismo além de superaumentar as calorias.

- Evite comer bebendo - Este mau hábito causa dilatação do estômago e fermentação da refeição ingerida.

Caso sinta sede durante as refeições, ingira apenas uma pequena quantidade de água (aproximadamente 100 ml ou 2 dedos).

- Controle o consumo do sal.
- Inicie a prática de atividade física.
- Para aumentar a autoestima, faça avaliações periódicas.

Depois de incluir os novos hábitos, não se esqueça de anotar tudo!

Com esse acompanhamento, é possível enxergar as falhas para que as alterações necessárias sejam feitas.

O que não faltam são bons motivos para mudar hábitos em 2019. Por que não começar hoje?

Saiba, que em toda mudança há obstáculos, dificuldades e “escorregões”, mas é possível enfrentá-los e se necessário corrigir o erro e não repeti-lo para continuar persistindo naquilo que reconhecidamente fará bem.

Sucesso e um ano repleto de saúde!


últimas dessa coluna


Alface, sim ou não?

Basta pensar em uma salada de folhas ou em um hambúrguer mais leve e caprichado para, logo, inserirmos a alface na lista de ingredientes, não é verdade? Mas, mais do que um ótimo acompanhamento para …


Benefícios das sementes de abóbora

Ao comprar uma abóbora, a maioria das pessoas retira as sementes e joga fora, mantendo apenas o legume, não é verdade? Mas o que você não sabe é que isso é um grande desperdício. As sementes de …


Cuide-se bem, beba água!

Vitorinha 40 graus. Verão chegou... e, com ele, não podemos deixar de falar sobre hidratação! Que a água é essencial para a vida, todo mundo sabe, ainda que, muitas vezes, seja tão negligenciada em …


Jejum intermitente: fazer ou não fazer?

De tempos em tempos, ouvimos falar de alguma dieta que está fazendo sucesso e emagrecendo celebridades no mundo inteiro. Todos querem saber o segredo para perder peso rápido e sem muito esforço, não …


Réveillon, e agora?

Réveillon, você sabe como é… porções fartas de saborosa comida, somadas a alguns goles a mais, são comuns nesta época do ano, o que acaba afetando o nosso organismo e, no dia seguinte, um mal-estar …


Natal sem culpa

Olá, queridos leitores. Como o Natal se aproxima, eu separei algumas dicas para ajudar vocês que não pretendem perder o foco nesta época tão bonita, ainda mais porque as ceias costumam estar …


Em forma no vestido

Aqui no nosso espaço sempre conversamos sobre crianças, idosos, gestantes, homens mas... elas não podem ficar de fora... Isso mesmo! Final de ano chegando e muitas noivinhas correndo atrás dos …


Frutas secas

Manter uma alimentação saudável e com poucas calorias nem sempre é fácil. É preciso planejar as refeições, principalmente os lanches para manter o foco sempre. Mas se você é daqueles que não têm …


Inimigos da boa saúde

Eliminar a gordura da alimentação, comer alimentos crus, consumir produtos diet… isso é realmente o certo a fazer quando se busca uma melhor qualidade de vida? Nossa saúde é o nosso bem mais …


Terrorismo nutricional

A prática de uma alimentação saudável se tornou algo estressante para você? Ah! Não sabe dizer? Então, vamos lá... Você já foi a um almoço de família e levou a própria comida? Já deixou de sair com …