Ano novo - A Tribuna na Escola

Mais um ano se encerra, e somamos 12 anos do programa A Tribuna na Escola. Criado em 2006 pela Rede Tribuna de Comunicação, o programa A Tribuna na Escola vai além da formação de leitores. É uma ação que promove cidadania e democratização da informação. O programa é voltado para professores e alunos de escolas da Grande Vitória, tanto da rede pública como da rede privada.

É muito gratificante para a Rede Tribuna de Comunicação observar as melhorias que são feitas por meio deste projeto, como a possibilidade de desenvolver um trabalho coletivo, tendo como objetivos incentivar a pesquisa, estimular a criatividade e identificar as potencialidades dos alunos, além de contribuir para a superação da timidez, promoção da autoconfiança, do dinamismo e da proatividade, competências importantes para o sucesso na vida real.

Ler é muito mais do que decifrar um código escrito, é muito mais do que entender o sentido das palavras. Ler é abstrair efetivamente as ideias que permeiam esse código, tecendo relações e compreendendo o sistema de causa e efeito. É a partir daí que o programa A Tribuna na Escola trabalha com o conceito de leitura de mundo. Não se lê apenas o que está escrito, mas também as relações e ações que se estabelecem no entorno do sujeito.

Ler é indispensável para aqueles que querem se expressar bem: mostra as diversas possibilidades da língua, aumenta o vocabulário e enriquece o conhecimento. É a forma mais eficiente de saber e humanizar-se, colocando-se no papel do outro. Deixa a pessoa mais próxima da civilização e mais distante da barbárie (Miguel Sanches).

Obrigada a todos que nos acompanharam até aqui.

Que o ano de 2019 seja de mais possibilidades e realizações.