Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Aniversário de 186 anos da Polícia Militar do Espírito Santo

| 06/04/2021, 10:04 10:04 h | Atualizado em 06/04/2021, 10:07

Resiliência é um termo emprestado da física, hoje muito utilizado em várias áreas do conhecimento, sendo ressignificado como a capacidade das pessoas, ou mesmo instituições, de resistir e se adaptar diante de crises e adversidades de toda natureza.

Neste dia 6 de abril comemoramos os 186 anos do ato de criação oficial da Polícia Militar do Espírito Santo, não somente a mais antiga e tradicional instituição capixaba, mas, também, uma das mais resilientes na defesa de nosso território e povo.

Ano após ano, a Polícia Militar tem vivido e resistido em cada tempo histórico e suas respectivas vicissitudes. Em tempos tristes, tais como guerras, questões fronteiriças com estados vizinhos, enchentes, além de todas as formas de violência, integrantes da Corporação lá estavam para prestar algum auxílio.

Tempos de alegria, tais como grandes shows, carnavais, festas religiosas, visitas históricas, como a do Papa João Paulo II (1991), também lá estavam os soldados da terra de Ortiz.

Nesta pequena retrospectiva, cabe aqui uma especial menção. Desde 1983 as mulheres felizmente passaram a também compor nossos quadros, sendo hoje motivo de orgulho institucional.

Saltando no tempo, o alvorecer do ano de 2019 trouxe a ótima notícia da retomada do Programa Estado Presente, já nacionalmente reconhecido como um exemplo de política pública, onde a Corporação se insere no campo da polícia ostensiva e da ordem pública, mediante as novas práticas de cidadania e respeito aos direitos humanos.

Os 186 anos da Polícia Militar encontram a Corporação lidando diariamente com as dificuldades provocadas pela violência e criminalidade em geral, e da miríade de problemas sociais que, muitas vezes, acabam desaguando em conflitos que reclamam à intervenção do policial militar.

Além disso, desde 2020 a Polícia Militar vem exercendo, como nunca, a exemplo dos profissionais de saúde e de tantos outros trabalhadores, um serviço essencial à sociedade, traduzido pelo solene, emblemático, antigo, e, a cada dia, mais atual juramento que cada policial militar faz ao ingressar na Corporação: “defender a sociedade mesmo com o risco da própria vida”.

Contudo, é preciso acreditar e olhar para o horizonte. Afinal, como escreveu Milton Nascimento, ainda na década de 80, na célebre canção “Coração de Estudante”, que virou uma espécie de hino da democracia brasileira, “mas renova-se a esperança, nova aurora a cada dia”.

Por isso, mesmo em dias tão tristes, provocados pela pandemia, pedimos licença ao Coronel Douglas Caus, nosso Comandante Geral da PMES, para dar os parabéns a todas as mulheres e homens da Terra de Ortiz, que, resilientes, em dias alegres ou tristes, escuros ou ensolarados, permitem que a Polícia Militar permaneça existindo e sendo fortalecida por seus fundamentos, a hierarquia e a disciplina, e, também, por sua razão de ser e existir, que é a de servir e proteger o povo capixaba.

Jocarly Martins de Aguiar Júnior é coronel da PM e secretário chefe da Casa Militar.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: