X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Amigos se unem para ter hábitos mais saudáveis


Imagem ilustrativa da imagem Amigos se unem para ter hábitos mais saudáveis
A nutricionista Luisa Martins tem auxiliado, voluntariamente, os participantes que buscam perder peso. |  Foto: Leone Iglesias/AT

Começar uma atividade física sozinho e mudar os hábitos alimentares nem sempre é fácil. E quando não se tem incentivo, há grandes chances de a pessoa desistir. Foi pensando nessa dificuldade que um grupo de amigos de Vitória se uniu para que, juntos, pudessem ter hábitos mais saudáveis e, assim, emagrecer.

A ideia surgiu da assistente administrativo Maria Gabriela Afonso, 30 anos, que trabalha na Unidade de Saúde Grande Vitória e percebeu que muitos dos seus colegas de trabalho reclamavam de dores causadas pelo sobrepeso.

“Temos 23 pessoas participando. Começamos este grupo para ver se, com um ajudando o outro, todo mundo consegue entrar no ritmo para fazer academia. Temos o auxílio de um educador físico e uma nutricionista”, contou a assistente.

A mudança de hábitos começou no início do mês e o grupo planeja se pesar, em junho, para saber qual dos componentes perdeu mais peso.

A nutricionista Luisa Martins tem auxiliado, voluntariamente, os participantes. A agente comunitária Maria Amorim, 58, e suas colegas estão animadas com o desafio.

“Aderi à ideia e com uma semana já perdi um quilo. Mudei minha alimentação. Cortei frituras e açúcar e diminuí a quantidade de carboidratos. Além disso, estou fazendo caminhadas”, relatou Maria.

Um outro grupo de amigos, profissionais da saúde, também está orientando pessoas a terem uma vida mais saudável.

Imagem ilustrativa da imagem Amigos se unem para ter hábitos mais saudáveis
Pedro, Jheyke, Gabriela e Bruno: grupo no WhatsApp de vida saudável |  Foto: Leone Iglesias/AT

Desenvolvido por meio de um grupo no WhatsApp, o projeto on-line de emagrecimento “Vida mais leve” tem sido orientado pela nutricionista e colunista de A Tribuna Gabriela Rebello, o médico Bruno Oliveira e a personal Jheyke da Hora.

“Muito mais do que perder quilos em tantos dias, temos como foco no grupo a mudança do estilo como um todo. A ideia de um grupo é porque, dessa forma, as pessoas se motivam mais quando começam a trocar experiências”, completou a nutricionista.

Um dos casos de sucesso do grupo é o empresário Pedro Roque Rodrigues, de 33 anos.

“Na infância e na adolescência, tive problemas com obesidade e sobrepeso. Apesar de sempre malhar, não comia corretamente e criei estratégias para corrigir isso. Faço uma dieta baseada em vegetais e alimentos mais naturais. Evito os processados. Já perdi 30 quilos”, contou.

Alimento natural e atividade física são essenciais

Para quem deseja ter hábitos mais saudáveis, os especialistas recomendam: atividades físicas e o consumo de alimentos naturais.

De acordo com a nutricionista Gabriela Rebello, a prioridade deve ser para alimentos naturais como frutas, verduras, carnes, leite e ovos.

Imagem ilustrativa da imagem Amigos se unem para ter hábitos mais saudáveis
Verduras e legumes: Saúde |  Foto: Arquivo/AT

“Deve-se evitar os alimentos processados. Tudo que tem muita farinha, como as bolachas e bolos industrializados, e alimentos com muita açúcar, aditivos e conservantes não são recomendados”, destacou.

A nutricionista Luisa Martins explicou que o Guia Alimentar da População Brasileira, do Ministério da Saúde, disponível para toda a população no site do governo federal, orienta quanto às escolhas de alimentos mais saudáveis.

Segundo a personal trainer Jheyke da Hora também é importante que atividades físicas sejam praticadas.

“Mesmo que não seja em uma academia, a pessoa pode escolher algo que gosta, como uma caminhada ou andar de bicicleta”.


Saiba Mais 


Alimentação 

  • Para ter uma vida mais saudável, profissionais da saúde recomendam mais alimentos naturais, como verduras, legumes, ovos, leites e carnes. É preciso evitar os industrializados como bolachas, bolos, refrigerantes, alimentos com excesso de gordura, sal, açúcar, aditivos e conservantes.
  • O Ministério da Saúde tem disponível em seu site o Guia Alimentar da População Brasileira, que orienta quanto às escolhas de alimentos mais saudáveis.
  • Segundo os especialistas, a população deve procurar com mais frequência as feiras e voltar a preparar o próprio alimento, evitando assim o consumo de ultraprocessados.
  • Outra recomendação é que se pratique atividades físicas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia).
  • Os benefícios vão muito além de manter ou perder peso. Entre as vantagens para a saúde estão a redução do risco de doenças cardíacas, câncer, depressão, entre outras.

Fonte: Especialistas consultados

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: