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Alimentação adequada para a saúde do homem
Nutridicas

Alimentação adequada para a saúde do homem

Para muitas famílias o lugar mais aconchegante da casa é a cozinha e por muitas décadas era o reino das mulheres. Mas essa teoria está mudando. Nos últimos anos, essa área está sendo invadida pelos homens e muitos deles adoram aproveitar os momentos de lazer para colocar uma de suas paixões em prática: a culinária.

Aproveitando que no próximo dia 15 de julho comemoramos o Dia Nacional do Homem, por que não falarmos um pouquinho sobre a relação entre saúde e alimentação destinada aos nossos homens?

Afinal sabemos que os homens não são os mais famosos quando o assunto é cuidado com a saúde e alimentação exemplar, mas isso é algo que pode ser mudado. Porém, a preocupação não deve visar apenas a uma boa aparência, ok?

Até porque prevenção é a palavra de ordem quando falamos do universo masculino. E pensando neles, criei uma listinha com alimentos que não podem faltar no cardápio masculino. Pegue papel e caneta e anote aí:

– Tomate, goiaba vermelha, melancia, pitanga, pois possuem uma substância chamada licopeno, um antioxidante responsável pela coloração vermelha desses alimentos, que ajuda na prevenção do câncer de próstata.

– O suco de uva, o vinho tinto sem álcool, o vinho tinto orgânico e o suco de cranberry são fontes de polifenóis, flavonoides, quercetina, resveratrol e antocianinas, poderosos antioxidantes que varrem os radicais livres e relaxam os vasos sanguíneos, auxiliando no controle da pressão arterial.

– A chia e a linhaça auxiliam na prevenção e no controle de doenças cardiovasculares, de aterosclerose e de hipertensão, além de dar auxílio para a memória e para a concentração.

– O zinco é um mineral importante que também auxilia na manutenção da saúde da próstata. Suas principais fontes alimentares são ostras, grão-de-bico, feijões, lentilha, semente de abóbora, cereais integrais, oleaginosas (nozes, castanhas) e semente de gergelim.

- Peixes: É rico em ômega 3, um tipo de gordura considerada aliada na prevenção de doenças cardiovasculares. Também é rico em colágeno e queratina que fortalecem o cabelo e podem prevenir a calvície.

- Nozes: contribui na saúde sexual masculina. Trata-se de um alimento importante para a circulação sanguínea na região genital, ajudando a prevenir a disfunção erétil.

Acharam que eu fosse me esquecer? A água também entra nesta lista. Biologicamente o homem precisa de mais água porque tem mais músculo.

Por isso, os homens devem consumir mais que as mulheres. A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Muitos são os benefícios de uma alimentação saudável para o homem. Quando associada à prática regular de exercícios físicos – atividades que lhe deem prazer – ao não consumo de bebidas alcoólicas e de cigarro são grandes as chances de apresentar uma melhor qualidade de vida.

Homens: optem por bons hábitos. Homem também cuida da saúde.
 

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