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Alface, sim ou não?
Nutridicas

Alface, sim ou não?

Basta pensar em uma salada de folhas ou em um hambúrguer mais leve e caprichado para, logo, inserirmos a alface na lista de ingredientes, não é verdade? Mas, mais do que um ótimo acompanhamento para as refeições do dia a dia, a folha também apresenta um arsenal de nutrientes importantes para a nossa saúde, principalmente vitaminas, minerais e fibras que equilibram o organismo e fortalecem o corpo.

E o melhor? no geral, uma porção de 50 gramas de alface tem menos de 10 calorias, menos de
2 gramas de carboidratos e zero de gordura.

Existem sete principais tipos de alface com sabores, texturas e cores bem diferentes, mas o que chama a atenção é que as suas propriedades nutricionais são bem parecidas.

Pertencente ao grupo das hortaliças, ou verduras, como é genericamente chamada, a alface é recomendada para alimentações balanceadas, prevenção de doenças e, até mesmo, para o relaxamento do corpo e da mente.

Isso mesmo, a lista de benefícios desta folhinha é enorme. Auxilia na saúde da visão, no combate aos radicais livres; na proteção contra doenças crônicas não transmissíveis, na luta contra o câncer; além de auxiliar na cicatrização de feridas.

O equilíbrio eletrolítico (quantidade de sódio, potássio e cálcio), que garante o bom funcionamento muscular; a formação das células do sangue; a prevenção de anemia também não podem ficar fora da lista de pontos positivos.

Ah! Essa folhinha ainda tem um trunfo quando o assunto é ansiedade: graças a uma substância chamada lactucina, um composto com efeito calmante e relaxante que ajuda até mesmo em casos de insônia. Você pode encontrá-la principalmente no talo do alimento.

A cor roxa é ainda mais rica em nutrientes. Fornece betacaroteno e clorofila, que tem a função de alcalinizar e desintoxicar – principalmente, o fígado.

Que tal, então, colocarmos a mão na massa e prepararmos uma receita deliciosa de Rolinho de Alface Recheado?

Ingredientes
– 6 folhas de alface lisa
– 6 fatias de queijo Minas light ou creme de ricota
– 6 fatias de presunto de peru
– 1 cenoura pequena ralada ou ½ beterraba
– 300g de frango temperado, cozido e desfiado

Molho
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 colher de sopa de água
– 1 colher de sopa de mostarda
– 1/2 colher de sopa de suco de limão
– Sal e orégano a gosto

Modo de preparo
Coloque uma fatia de queijo, presunto, 4 colheres de sopa de frango e 2 colheres de sopa de cenoura ralada sobre cada folha de alface, enrolando a folha e prendendo com palitos de dente.
Distribua os rolinhos em um recipiente, misture todos os ingredientes do molho e regue sobre os rolinhos.

E aí? Curtiu? Tire fotos e marque a Nutri nas redes sociais #nutridicascomgabi, e até a próxima semana!
 


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