Alface, sim ou não?

Basta pensar em uma salada de folhas ou em um hambúrguer mais leve e caprichado para, logo, inserirmos a alface na lista de ingredientes, não é verdade? Mas, mais do que um ótimo acompanhamento para as refeições do dia a dia, a folha também apresenta um arsenal de nutrientes importantes para a nossa saúde, principalmente vitaminas, minerais e fibras que equilibram o organismo e fortalecem o corpo.

E o melhor? no geral, uma porção de 50 gramas de alface tem menos de 10 calorias, menos de
2 gramas de carboidratos e zero de gordura.

Existem sete principais tipos de alface com sabores, texturas e cores bem diferentes, mas o que chama a atenção é que as suas propriedades nutricionais são bem parecidas.

Pertencente ao grupo das hortaliças, ou verduras, como é genericamente chamada, a alface é recomendada para alimentações balanceadas, prevenção de doenças e, até mesmo, para o relaxamento do corpo e da mente.

Isso mesmo, a lista de benefícios desta folhinha é enorme. Auxilia na saúde da visão, no combate aos radicais livres; na proteção contra doenças crônicas não transmissíveis, na luta contra o câncer; além de auxiliar na cicatrização de feridas.

O equilíbrio eletrolítico (quantidade de sódio, potássio e cálcio), que garante o bom funcionamento muscular; a formação das células do sangue; a prevenção de anemia também não podem ficar fora da lista de pontos positivos.

Ah! Essa folhinha ainda tem um trunfo quando o assunto é ansiedade: graças a uma substância chamada lactucina, um composto com efeito calmante e relaxante que ajuda até mesmo em casos de insônia. Você pode encontrá-la principalmente no talo do alimento.

A cor roxa é ainda mais rica em nutrientes. Fornece betacaroteno e clorofila, que tem a função de alcalinizar e desintoxicar – principalmente, o fígado.

Que tal, então, colocarmos a mão na massa e prepararmos uma receita deliciosa de Rolinho de Alface Recheado?

Ingredientes
– 6 folhas de alface lisa
– 6 fatias de queijo Minas light ou creme de ricota
– 6 fatias de presunto de peru
– 1 cenoura pequena ralada ou ½ beterraba
– 300g de frango temperado, cozido e desfiado

Molho
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 colher de sopa de água
– 1 colher de sopa de mostarda
– 1/2 colher de sopa de suco de limão
– Sal e orégano a gosto

Modo de preparo
Coloque uma fatia de queijo, presunto, 4 colheres de sopa de frango e 2 colheres de sopa de cenoura ralada sobre cada folha de alface, enrolando a folha e prendendo com palitos de dente.
Distribua os rolinhos em um recipiente, misture todos os ingredientes do molho e regue sobre os rolinhos.

E aí? Curtiu? Tire fotos e marque a Nutri nas redes sociais #nutridicascomgabi, e até a próxima semana!
 


últimas dessa coluna


O feijão na nossa dieta

O feijão é um alimento bastante estigmatizado: excluído da dieta de quem busca a perda de peso, diz-se que a leguminosa engorda, incha e dá gases. Mas, desde criança, escutamos que o grão é rico em …


Praticidade na cozinha

Foi-se o tempo em que gastar horas na cozinha era exclusivamente parte da rotina ou trabalho da mulher. Hoje, o gosto e a necessidade de cuidar da casa também passam pelos homens. E, como o tempo …


Xô, ressaca da folia!

“Ó abre alas, que eu quero passar.... Ó abre alas, que eu quero passar.... Eu sou da Lira, não posso negar”... O Carnaval chegou e muita gente aproveita esta época do ano para "enfiar o pé na jaca"! …


Carnaval de Vitória chegou!

Carnaval é tempo de festa, alegria e samba no pé. Vai aproveitar a folia? Independente de ir para festa ou ficar em casa, este é um final de semana que faz toda a diferença no quesito rotina e …


Benefícios das sementes de abóbora

Ao comprar uma abóbora, a maioria das pessoas retira as sementes e joga fora, mantendo apenas o legume, não é verdade? Mas o que você não sabe é que isso é um grande desperdício. As sementes de …


Cuide-se bem, beba água!

Vitorinha 40 graus. Verão chegou... e, com ele, não podemos deixar de falar sobre hidratação! Que a água é essencial para a vida, todo mundo sabe, ainda que, muitas vezes, seja tão negligenciada em …


Jejum intermitente: fazer ou não fazer?

De tempos em tempos, ouvimos falar de alguma dieta que está fazendo sucesso e emagrecendo celebridades no mundo inteiro. Todos querem saber o segredo para perder peso rápido e sem muito esforço, não …


Ano novo, novos hábitos

As festas acabam e um novo ano se inicia. Este começo desperta nas pessoas o desejo de fazer tudo diferente, mas muitas vezes entra ano, sai ano e nada foi feito. Diante disso, o início de 2019 pode …


Réveillon, e agora?

Réveillon, você sabe como é… porções fartas de saborosa comida, somadas a alguns goles a mais, são comuns nesta época do ano, o que acaba afetando o nosso organismo e, no dia seguinte, um mal-estar …


Natal sem culpa

Olá, queridos leitores. Como o Natal se aproxima, eu separei algumas dicas para ajudar vocês que não pretendem perder o foco nesta época tão bonita, ainda mais porque as ceias costumam estar …