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Adoce o seu dia!
Nutridicas
Gabriela Rebello

Gabriela Rebello


Adoce o seu dia!

Você certamente já deve ter ouvido falar que mel é bom para a saúde, principalmente para a garganta. Quantas vezes, quando éramos crianças, nossas mães nos davam mel para aliviar as tosses horríveis de gripes e resfriados, não é verdade?

O melhor é que os benefícios que este alimento carrega não param por aí. As propriedades encontradas no mel são surpreendentes. Importante lembrar que é possível verificar presenças de sais minerais como potássio, cálcio, manganês, sódio, vitaminas C, B1 e B2, fósforo e ferro.

Ele tem ação sobre o sistema imunológico, atua no funcionamento intestinal e auxilia a digestão – as enzimas presentes no mel estimulam os movimentos do intestino, reduzindo a incidência de prisão de ventre.

O mel apresenta também em sua composição flavonoides que são oxidantes que auxiliam na redução do risco de doenças do coração e até câncer.

Possui ação prebiótica. A ação prebiótica está relacionada com a modificação do balanço da microbiota intestinal, estimulando, assim, o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos ao nosso corpo.

Por ser fonte de carboidratos e açúcares, o mel também é uma ótima fonte de energia. Ideal para ser consumido no pré-treino, por exemplo.

É excelente para a pele. Tem poder de mantê-la sempre hidratada.

Misture duas colheres de sopa de mel com uma colher de sobremesa de canela em pó. Passe na pele e deixe agir por 15 minutos antes de enxaguar. Sua pela ficará mais macia, hidratada e livre de espinhas.

Também tem o poder de melhorar o sono, ajudando no relaxamento. O mel estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar, ou seja, atua reduzindo os níveis de estresse do organismo.

No dia a dia, consuma com leite aromatizado de ou cidreira ou camomila, na ceia, 40 minutos antes de se deitar.

Em resumo, o mel é considerado um alimento antioxidante, antisséptico, antirreumático, bactericida, diurético, digestivo, expectorante e calmante.

Ufa! Faltou fôlego para tanta coisa boa, heim! Além de todos esses benefícios, o mel é saboroso e versátil. Mas cabe a dica da Nutri: para não perder as suas propriedades, não aqueça o mel por mais de 40ºC, ok?

Mas se sua dúvida é se ele ajuda no aumento dos números na balança?

Ressalvo que vale a atenção, uma colher de sopa de açúcar tem cerca de 60 calorias e a mesma medida de mel apresenta 55 calorias, por isso, se for consumido em grandes quantidades o mel pode, sim, levar ao ganho de peso.

Ah! Caso seja diabético, consuma somente após a orientação de uma nutricionista.

E você, gosta de mel? Eu adoro! Se tiver receitas que incluem o mel, conte para a nutri! Bom final de semana e até sexta que vem!

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