X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

A Tribuna completa 82 anos de informação de confiança e qualidade


Compromisso em oferecer informações verídicas, de relevância e qualidade, de forma cada vez mais adaptadas aos novos tempos. Há 82 anos esse tem sido o papel de A Tribuna, que diariamente leva informação a todas as regiões do Espírito Santo.

Imagem ilustrativa da imagem A Tribuna completa 82 anos de informação de confiança e qualidade
Opiniões |  Foto: Reprodução Jornal A Tribuna

No aniversário do jornal, que foi fundado em 22 de setembro de 1938, o destaque é para a qualidade com que o impresso é pensado e escrito. Mesmo em meio à revolução digital, o jornal A Tribuna se mantém diário e empenhado em combater as fake news.

Sua história começou quando as notícias ainda eram datilografadas na máquina de escrever, as páginas mimeografadas e as fotos reveladas e, depois, impressas. Muitas foram as mudanças em busca de entender e agradar ao leitor. Tanto que se tornou um gigante diante da concorrência.

“Não existe democracia sem imprensa livre. Os veículos de imprensa exercem um importante papel. E, hoje, o jornal A Tribuna comemora 82 anos de existência no Espírito Santo”, destacou o governador Renato Casagrande.

“Um veículo que presta um importante serviço à população capixaba e resiste aos percalços encontrados pelos jornais impressos. Que possamos comemorar muitos anos de informação pela frente”, completou Casagrande.

A credibilidade de A Tribuna também foi destacada pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Imagem ilustrativa da imagem A Tribuna completa 82 anos de informação de confiança e qualidade
Opiniões |  Foto: Reprodução jornal A Tribuna

“Comemorar 82 anos é um marco muito importante e atesta a capacidade do veículo de sobreviver ao longo dos anos. E isso só se faz com muita competência, capacidade gerencial e qualidade da informação”, observou.

O senador Fabiano Contarato também ressaltou a importância de A Tribuna no combate às fake news. “É com informação de qualidade que se combate essa onda nefasta de fake news que prejudica toda a sociedade e traz tantos prejuízos ao País”.

Já o senador Marcos do Val pontuou o papel de A Tribuna na construção de informações éticas e imparciais. “O jornal cumpre essa função com maestria na sociedade capixaba, contribuindo para que a população tenha interesse efetivo na política, sem criminalizá-la, mostrando os pontos positivos e negativos e sempre incentivando a participação popular”.


Tradição mantida dos pais para o filho


Imagem ilustrativa da imagem A Tribuna completa 82 anos de informação de confiança e qualidade
Thiago dos Santos Bonela, e sua mãe, a pensionista Maria dos Santos Bonela. |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Foi justamente a linguagem fácil de A Tribuna que atraiu o motorista Thiago dos Santos Bonela, 35 anos, e sua mãe, a pensionista Maria dos Santos Bonela, 69.

“Para mim, é o jornal que mais tem qualidade. Tem todas as informações de que preciso. Meu pai, quando vivo, era assinante e eu segui essa tradição. Como o jornal vem como um caderno, fica fácil de folhear”, afirma Thiago. Ele disse que também acessa o jornal pelo smartphone.

A decisão pela assinatura teve influência da mãe do motorista. “Antes de assinarmos, tínhamos de ir até uma padaria comprar”, conta Thiago.

Para Maria, a leitura diária a mantém atualizada. “Antes de fazer minhas tarefas, gosto de ler as notícias e saber o que está acontecendo”.


Único jornal diário na rotina das famílias

Imagem ilustrativa da imagem A Tribuna completa 82 anos de informação de confiança e qualidade
Professora Flávia e o pai Helmer Volkers: família lê diariamente A Tribuna |  Foto: Fábio Nunes/AT

Único jornal diário do Estado, A Tribuna se mantém na rotina das famílias que, mesmo após anos, não abrem mão de ler o jornal logo pela manhã.

Esse é o caso do aposentado Floriano Helmer Volkers, de 91 anos, que há mais de 20 anos segue como fiel leitor do impresso.

Floriano se diz um apaixonado pelo jornalismo de A Tribuna, que, segundo ele, é de fácil leitura e entendimento.

Sua filha, a professora Flávia Maria Volkers, 51, conta que recorre à casa do pai para ler o jornal. “Lá em casa todos preferimos A Tribuna, por conta do nosso pai”.

Imagem ilustrativa da imagem A Tribuna completa 82 anos de informação de confiança e qualidade
Opiniões |  Foto: Reprodução jornal A Tribuna

Antes mesmo de assinar o jornal, Floriano já era um fiel leitor que recorria às bancas para adquirir seu exemplar. “Ele sempre achou o jornal mais completo. Por isso assinou. Ele diz que A Tribuna tem coisas que outros jornais não têm. Foi assim que ele passou a fidelizar o jornal”, afirma Flávia.

A professora conta que o pai segue uma rotina de leitura. “Ele assiste às missas logo cedo e depois, às 10 horas, vai para a mesa dele ler o jornal”.

Editorias preferidas? O aposentado gosta de todo o jornal, segundo sua filha, mas as matérias de saúde e longevidade o atraem. “Ele quando lê algo relacionado à saúde, sempre fala: 'Eu vi em A Tribuna e tem especialistas falando'”.

Essa rotina de leitura também é seguida na casa da aposentada Ana Marta Hertel, 65, e do aposentado e investidor João Eduardo Hertel, 68. “Meu marido gosta de, todo dia pela manhã, ler o jornal. Ele prefere o impresso”, afirma Marta.

Imagem ilustrativa da imagem A Tribuna completa 82 anos de informação de confiança e qualidade
Opiniões |  Foto: Reprodução jornal A Tribuna

Já a estudante Julia Fernades Sant Ana, 25, gosta de se manter informada com o jornal digital. A prática da leitura foi adquirida com seus avós.

“Minha avó assinava e eu segui com essa leitura que ela e meu avô mantinham. Adoro a versão digital, porque consigo ler no computador, por aplicativos. Também gosto dos stories de notícias feitos no perfil do Instagram do jornal, o que facilita a leitura. Posso acessar de qualquer lugar e isso traz praticidade”, afirma.

A estudante contou também que utiliza as redes sociais para compartilhar os conteúdos do jornal.

Para o presidente do grupo Águia Branca, Renan Chieppe, o jornal acompanha a história do Estado. “É jornal que tem muito mais que divulgação de notícias, sempre esteve presente na formação de opinião. A informação com origem conhecida de um jornalismo sério e competente tem mostrado seu valor”.


Saiba mais


Linha do tempo

1938

  • Fundação de A Tribuna, em 22 de setembro, com a sua sede funcionando na então Esplanada Capixaba, hoje Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro de Vitória. Irreverente, tem manchetes em corpo enorme, muitas ilustrações, cobertura esportiva e linguagem forte.

1941

  •  A publicação passa a circular com seu novo slogan: “O Jornal do Espírito Santo”.

1968

  • É adquirida pelo Grupo João Santos.

1971

  • Inaugurada a sede onde funciona até hoje, na Ilha de Santa Maria, em Vitória.

1981

  • A sede de A Tribuna é atingida pela explosão de duas bombas, que destruíram o departamento de circulação, o arquivo e parte das impressoras.

  • Os próprios jornalistas chegaram a declarar, na época, que se tratava de uma reação à posição combativa e progressista do jornal, mas nada ficou esclarecido.

1987

  • O jornal reabre após três anos fechado. Circula pela primeira vez em formato tabloide.

1990

  • Nessa década, o jornal assume o slogan “O jornal que não se dobra”, em uma alusão ao formato tabloide, que as pessoas não precisavam dobrar para ler.

1995

  • Imagem ilustrativa da imagem A Tribuna completa 82 anos de informação de confiança e qualidade
    |  Foto: Reprodução

    Ganha novo projeto gráfico encomendado à Universidade de Navarra, na Espanha, e começa a circular em cores. Junto, nasce o Tribuna Online. No mesmo ano, foi adotado o slogan “O jornal que todo mundo lê”, graças a pesquisas que revelaram que cada exemplar do jornal era lido por, pelo menos, cinco pessoas.

1997

  • O jornal A Tribuna obtém o maior índice de crescimento percentual do País, de acordo com o Instituto Verificador de Circulação (IVC). Conquista, ainda, o Colibri de Ouro como Veículo de Comunicação do Ano. Lançada a promoção Tribuna Dá de 10. Lançado, também, o projeto Dicas de Vestibular, com todas as provas dos vestibulares da Ufes.

1999

  • Se consolida como líder em circulação na Grande Vitória de acordo com o Instituto Verificador de Circulação (IVC) e com o Ibope.

2000

  • Conquista a liderança de vendas e circulação em todo o Espírito Santo.

2018

  • Comemorou seus 80 anos.

Formato

  • O jornal conta com as seguintes editorias: Cidades, Economia, Polícia, Política, Internacional, Opinião, AT2 e Esportes, além de Classificados, Imóveis, AT em Família e Sobre Rodas.

Fonte: Pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: