Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Doutor João Responde

Doutor João Responde

Colunista

Dr. João Evangelista

A sede lembra o valor da água

| 06/04/2021, 10:46 10:46 h | Atualizado em 06/04/2021, 10:48

O ser humano não vive sem oxigênio, água ou alimento. Quando um destes falta ou escasseia, sua sobrevivência fica seriamente ameaçada.

Nosso organismo não consegue ultrapassar quatro minutos sem oxigênio, três dias sem água ou cinquenta dias sem alimentos. O funcionamento das células depende vitalmente do oxigênio do ar.

Em uma situação de privação de nutrientes, os primeiros estoques que acabam são os do fígado, que envia toda a glicose para a circulação. Em seguida, o corpo começa a retirar a energia das gorduras.

Paralelamente, as proteínas são retiradas dos músculos e transformadas em glicose. Com isso, o corpo vai se autoconsumindo para garantir a energia que o cérebro precisa para manter as funções vitais.

Dentre as principais funções da água no corpo humano, podemos destacar sua participação em reações químicas, no controle da temperatura e no transporte de nutrientes. Sem ela, nenhuma forma de vida existiria ou sobreviveria.

Em todos os seres vivos, a água apresenta propriedades indispensáveis para o funcionamento adequado de qualquer organismo.

Podemos destacar, por exemplo, seu papel como solvente, garantindo um meio propício para a realização da grande maioria das reações químicas.

Além disso, a água também exerce papel primordial na eliminação de substâncias tóxicas. Por meio da urina liberamos para fora do corpo substâncias que estão em excesso, ou que não possuem função no nosso organismo.

A água também é um importante componente do sangue, sendo responsável pelo transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais, para as células. Ela também tem participação em processos fisiológicos. Na digestão, por exemplo, a água faz parte da composição dos sucos digestivos e da saliva, que são fundamentais para a quebra do alimento.

A regulação da temperatura também é obtida pela água. Em dias quentes, nosso corpo começa a produzir suor, que é eliminado. Ao evaporar, o suor provoca a diminuição da temperatura.

Não podemos também nos esquecer da proteção garantida pela água. As membranas que envolvem o sistema nervoso são lubrificadas pelo liquor, substância rica em água, que fornece proteção mecânica a esse sistema. Os fluidos das articulações também possuem água e protegem os ossos do atrito. Além disso, o líquido amniótico protege o feto de impactos, durante o desenvolvimento da vida.

A água não é estocada em nosso corpo, por isso, deve ser reposta todos os dias, por várias vezes.

É necessário estar atento à ingestão de líquidos durante o dia para manter o organismo hidratado. Mesmo sem estar com sede, a ingestão hídrica traz vários benefícios ao corpo, auxiliando o funcionamento dos rins, desintoxicando e aumentando a massa muscular.

Determinados horários são importantes para hidratar o organismo, como ao acordar, durante as atividades físicas, após comer e ao deitar.

Água não tem sabor, eu sei. Mas sempre dela, eu beberei. Com água, o corpo se batiza. Beber água é beber vida.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: