A Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (ABTF) tentou mobilizar os técnicos em atividade nos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro em torno de um manifesto de luto pelo tratamento dispensado a Oswaldo de Oliveira, no Fluminense, e Rogério Ceni, no Cruzeiro. Os dois foram demitidos na última sexta-feira, após os jogos da 21ª rodada, esvaziados em embates com seus comandados.
Há o entendimento de que os técnicos estão sem amparo nos clubes e de que é chegada a hora de a classe se unir para pressionar a CBF a incluir no RGC (Regulamento Geral de Competições) algo que os proteja.
A queda de quatro técnicos numa mesma rodada (17 trocas de comando na competição) trouxe efervescência à relação entre os treinadores. Além de Oswaldo de Oliveira e Rogério Ceni, Cuca deixou o São Paulo, e Zé Ricardo saiu do Fortaleza, todos, no entendimento da maioria, em atitudes covardes das diretorias dos respectivos clubes.
As últimas 72 horas foram de muita troca de ideias e alguns questionamentos, principalmente depois de vazar pelas redes sociais um áudio onde Wagner Mancini relata ter deixado o São Paulo ao saber que o lateral-direito Daniel Alves havia sugerido a contratação de Fernando Diniz.
Treinador com bons serviços prestados a vários clubes do País, Mancini exercia a função de coordenador técnico e havia dirigido o time interinamente, não faz muito tempo, após a saída de André Jardine e antes da chegada Cuca. “Fui efetivado no cargo e aí, quatro horas depois, o Daniel Alves foi lá pedir pelo Fernando Diniz. Eles me chamaram e disseram que estavam em dúvida. Eu disse: 'Ué, se vocês estão em dúvida, podem ir atrás do Diniz porque estou indo embora. Tchau!'”, conta Mancini no áudio viralizado na manhã de sábado, dois dias após a saída de Cuca.
O caso foi mais um a ser usado como exemplo do papel secundário a que os treinadores estão sendo relegados. A insubordinação de Paulo Henrique Ganso, que depois de ofender Oswaldo de Oliveira, fez questão de ficar no banco de reservas passando orientações aos jogadores do Fluminense; e a reunião comandada por Dedé no vestiário do Cruzeiro após o 0 a 0 com o Ceará, no Castelão, lembrando a Rogério Ceni que Thiago Neves, Fred e Sassá eram importantes para o time, já haviam gerado sentimento de revolta.
Com ou sem a faixa preta nas vestes, os treinadores irão a campo enlutados.
Matérias exclusivas, infográficos, colunas especiais e muito mais, produzido especialmente pra quem é assinante.
Que a queda do Cruzeiro já empobrece o Brasileiro de 2020 não tenho dúvidas. Mas o clube mineiro fez tanto descalabro em sua gestão que o rebaixamento não é imerecido. Isso, porém, não tem a ver com …
A diretoria do Vasco já decidiu que o time em 2020 terá um outro fornecedor de material esportivo. E a nova marca é uma velha conhecida dos cruz-maltinos: a italiana Kappa, grife que vestiu os …
A ampliação em massa do número de sócios-torcedores do Vasco, crescendo em quase quatro vezes os cadastros de inscritos, já provoca a necessidade de mudanças para atender à nova demanda. E uma delas …
O “strike” que o Flamengo de Jorge Jesus faz em seus principais rivais, derrubando seus técnicos com atuações insofismáveis, e acumulando pontos incansavelmente, já é prova de que o trabalho do …
A torcida do Vasco parece ter percebido, de forma definitiva, que é ela o motor de propulsão da caravela que simboliza o clube. A adesão em massa ao projeto sócio-torcedor deflagrada com a …
A discussão em torno do sucesso esportivo do Flamengo tem acirrado os ânimos em grupos de WhatsApp, desfeito amizades entre torcedores rivais nas redes sociais e destemperado batalhas ideológicas …
Que capítulo lindo o Flamengo adicionou à sua história, com a conquista de dois títulos em 24 horas. O bicampeão da Copa Libertadores foi oficialmente consagrado campeão brasileiro de 2019 com quatro …
O Flamengo é bicampeão da América. Mas quem só leu os capítulos finais da história ou apenas se viu arrebatado após a emocionante e dramática vitória de 2 a 1, de virada, no sábado (24), sobre o …
De todas as discussões sobre o técnico Jorge Jesus e do Flamengo que ele criou para deleite dos amantes do bom futebol, a única que o torcedor não deveria alimentar é a que fala do ódio dos técnicos …
A disputa do título Brasileiro, há algum tempo restrita a Flamengo e Palmeiras, acabou nesta rodada 33 com o empate em 1 a 1 do time paulista com o Bahia, em Salvador. O olhar dos rubro-negros …