“A prazo” exige uso de crase?

Ganhou o Oscar por sua atuação em “Ben-Hur”, em 1959. Destacou-se também no filme “Planeta dos Macacos”, versão de 1968. Lydia Marie Clarke foi sua única esposa. Foram pais de dois filhos.

 (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Morreu em 2008, em Beverly Hills, Califórnia (EUA). Desde 2002, sofria de uma doença com sintomas similares aos do mal de Alzheimer.

Ele é John Charlton Carter (nome de batismo), mais conhecido como Charlton Heston.

30/09 (DOMINGO): Dia da Secretária. A expressão “a crédito” significa “a prazo”.
Observe-se que, em “a crédito” e “a prazo”, não se usa o sinal indicador de crase. Isso porque essas expressões são formadas com palavras no masculino.
Veja-se outra expressão neste exemplo: A secretária gostava de rascunhar os documentos oficiais a lápis.

01/10 (SEGUNDA-FEIRA): Dia da Terceira Idade. Com o sentido de “na dependência de”, escreve-se “à custa de” (e não “às custas de”). Também com o mesmo significado, existe “a expensas de”, sempre sem crase e com o segundo elemento no plural (Exemplo: Desempregado, o neto vive a expensas dos avós.).

02/10 (TERÇA-FEIRA): Dia da Juventude. Avalanche é uma “massa de neve e gelo que se desprende de uma montanha, arrastando tudo que se encontra pela frente” (Exemplo: A avalanche matou dois jovens brasileiros.). Em francês, escreve-se “avalanche”. Em português, grafa-se “avalancha”, com a sílaba final “cha”.

03/10 (QUARTA-FEIRA): Dia do Dentista. O termo latino “avulsione” significa “ato de arrancar”. Assim, avulsão (com sílaba final “são”) significa “extrair violentamente”.
Numa cirurgia, avulsão tem o sentido de “extração de um órgão ou de parte dele” (Exemplo: avulsão de um dente). Com esse sentido, pode-se usar também “evulsão”.

04/10 (QUINTA-FEIRA): Dia do Barman. Na expressão “candidatar-se a deputado federal”, por exemplo, o termo deputado ficará no masculino, quando o cargo se referir a pessoas de ambos os sexos (Exemplo: Barwoman conhecida na cidade, Simone candidatou-se a deputado federal.). Caso o cargo seja oferecido apenas a mulheres, emprega-se o feminino: candidata a secretária.

05/10 (SEXTA-FEIRA): Dia do Massagista. Em Portugal, concelho (com a sílaba “ce”) refere-se a uma “região administrativa imediatamente inferior ao distrito”. Com a sílaba “se”, no Brasil e em Portugal, conselho quer dizer “ato de aconselhar, conjunto de pessoas incumbidas de opinar ou aconselhar” (Exemplo: O massagista aconselhou a paciente a procurar um médico urgentemente.).

06/10 (SÁBADO): Dia do Tecnólogo. Como se sabe, demitir significa “destituir de emprego” (Exemplo: A empresa demitiu vários tecnólogos.). Raramente empregado, eis outro sentido dado a demitir: “deixar alguém de fazer algo que lhe incumbe” (Exemplo: Para a diretora da escola, os pais não podem demitir-se da educação dos filhos.).


últimas dessa coluna


Você sabe o que significa tabelioa?

Ele nasceu em 19 de novembro de 1942, em Nova Iorque (EUA). Foi criado em uma comunidade de imigrantes de judeus húngaros. Sua avó era costureira. Em início de carreira, a sorte literalmente entrou …


“Celerado” e “acelerado”

Ele nasceu em 16 de novembro de 1922, em Azinhaga, Portugal. Ganhou o Nobel de Literatura em 1998 e o Prêmio Camões em 1995 (o mais importante prêmio literário de língua portuguesa). Quando recebeu o …


Tampouco ou tão pouco?

A palavra “tampouco” corresponde a “também não” (Exemplo: Meu amigo não gostou das previsões do economista, e eu tampouco.). Já a expressão “tão pouco” refere-se a “algo diminuto, escasso” …


Mea-culpa tem hífen?

Ele nasceu em 18 de julho de 1918, em Mvezo, África do Sul. Seu nome de batismo era “Rolihlahla”. Segundo a tribo Xhosa, da qual fazia parte, esse nome significava “tirar um galho da árvore ou causar …


Torácico ou toráxico?

A grafia de tórax (com a sílaba final “rax”) pode induzir o usuário da língua portuguesa a dizer o vocábulo “toráxico”, o qual não existe. A forma correta é “torácico” (Exemplo: Durante o trabalho, …