A íntima relação entre comida e humor

Quando estamos cansados, queremos comer. Quando estamos tristes, queremos comer. Quando estamos felizes, queremos comer. Só não desejamos comer quando estamos doentes, fazendo ginástica ou dormindo, não é verdade? Você sabia que irritabilidade, cansaço, falta de atenção, baixo-astral e desmotivação podem estar associados à alimentação? Ficou curioso?

Alguns alimentos têm o poder de interferir na produção de neurotransmissores, que são substâncias químicas que realizam a comunicação das células em nosso cérebro. Se houver falhas nessa conexão toda ou se o nível de alguma dessas substâncias não for adequado em nosso cérebro o resultado será percebido no humor e na disposição.

Veja uma lista de alimentos considerados “fontes de alegria” e como é fácil adicioná-los ao nosso cardápio.

Proteínas - São ricas em triptofano, aminoácido responsável pelo controle do bem-estar, por isso, inclua no seu cardápio carnes, ovos, feijão, leite e derivados.

Alface - Esse vegetal é rico em lactucina, que tem propriedades calmantes. É indicado para acalmar e diminuir os níveis de estresse.

Chocolate - Para a surpresa de alguns, o chocolate é rico em cacau, possui carboidrato e triptofano que ajudam a estimular a produção de serotonina no organismo. Opte pelo chocolate com 70% de teor de cacau e modere o seu consumo.

Frutas - Frutas como banana, laranja, maracujá e jabuticaba combatem o cansaço e o estresse.

Oleaginosas - Nozes, amêndoas e castanhas possuem selênio, cobre e magnésio que ajudam a diminuir o estresse.

Alimentos ricos em colina e lecitina - Fígado, soja e ovos contêm essas substâncias que colaboram para o bom funcionamento do cérebro e também evitam a alteração do humor.

Peixes e frutos do mar - O selênio e a vitamina B12 presentes nesses alimentos ajudam na redução da ansiedade e do cansaço. E o ômega 3 colabora na produção de neurotransmissores.

Mas que comidas podem causar o mau humor?

Aqueles que são muito processados, industrializados, cheios de açúcares e gorduras trans devem ser evitados. Como já deve ter experimentado algum deles, já sabe que dão aquela sensação gostosa em um primeiro momento.

O problema vem logo em seguida. Esse perfil de alimentação pouco saudável pode potencializar sintomas como o estresse e a depressão.

Outra consideração importante é a de que não se deve ficar muito tempo sem comer. Isso reduz os níveis de glicose, o que afeta negativamente o humor. Por isso, as seis pequenas refeições ao longo do dia são muito importantes.

Agora que você já entende melhor a relação entre alimentação e humor, tem motivos de sobra para comer de forma correta, afinal uma dieta com esses ingredientes garantirá a serotonina necessária para que a alegria esteja sempre presente. Comece com pequenas mudanças, sem dúvidas de que você vera a diferença!
 


últimas dessa coluna


Em forma no vestido

Aqui no nosso espaço sempre conversamos sobre crianças, idosos, gestantes, homens mas... elas não podem ficar de fora... Isso mesmo! Final de ano chegando e muitas noivinhas correndo atrás dos …


Frutas secas

Manter uma alimentação saudável e com poucas calorias nem sempre é fácil. É preciso planejar as refeições, principalmente os lanches para manter o foco sempre. Mas se você é daqueles que não têm …


Inimigos da boa saúde

Eliminar a gordura da alimentação, comer alimentos crus, consumir produtos diet… isso é realmente o certo a fazer quando se busca uma melhor qualidade de vida? Nossa saúde é o nosso bem mais …


Terrorismo nutricional

A prática de uma alimentação saudável se tornou algo estressante para você? Ah! Não sabe dizer? Então, vamos lá... Você já foi a um almoço de família e levou a própria comida? Já deixou de sair com …


Novembro Azul

Às vezes pode parecer que bato na mesma tecla quando falo da importância dos alimentos em diversas situações. Mas a verdade é que com a escolha certa aumentamos as defesas do nosso organismo, que nos …


É batata, é doce, mas emagrece

E no mês de outubro iniciamos a safra da batata-doce. Vocês já devem ter ouvido falar que ela é a queridinha das dietas dos atletas, principalmente dos fisiculturistas, certo? Mas, muitos não sabem é …


Prevenção à osteoporose

O Dia Mundial de Prevenção à Osteoporose, que atinge principalmente mulheres após a menopausa e idosos de ambos os sexos, é celebrado amanhã. A osteoporose é uma doença crônica, multifatorial e …


Cuidado com o excesso de sal!

O sal de mesa é também conhecido como cloreto de sódio, e o problema está no sódio e não no cloreto e devemos observar que ele está presente também em vários produtos industrializados que consumimos …


Beber durante a refeição faz mal?

É muito comum beber algo durante as refeições. Muitos tomam refrigerantes, enquanto outros preferem opções mais naturais, como chás, sucos e água. Mas será que tomar líquidos durante as refeições faz …


O álcool está engordando você?

Você não dispensa aquele chope gelado no fim de semana ou um drinque com os amigos no happy hour? Há muitos fatores que afetam a perda de peso, tornando o processo mais complicado do que pode …