A íntima relação entre comida e humor

Quando estamos cansados, queremos comer. Quando estamos tristes, queremos comer. Quando estamos felizes, queremos comer. Só não desejamos comer quando estamos doentes, fazendo ginástica ou dormindo, não é verdade? Você sabia que irritabilidade, cansaço, falta de atenção, baixo-astral e desmotivação podem estar associados à alimentação? Ficou curioso?

Alguns alimentos têm o poder de interferir na produção de neurotransmissores, que são substâncias químicas que realizam a comunicação das células em nosso cérebro. Se houver falhas nessa conexão toda ou se o nível de alguma dessas substâncias não for adequado em nosso cérebro o resultado será percebido no humor e na disposição.

Veja uma lista de alimentos considerados “fontes de alegria” e como é fácil adicioná-los ao nosso cardápio.

Proteínas - São ricas em triptofano, aminoácido responsável pelo controle do bem-estar, por isso, inclua no seu cardápio carnes, ovos, feijão, leite e derivados.

Alface - Esse vegetal é rico em lactucina, que tem propriedades calmantes. É indicado para acalmar e diminuir os níveis de estresse.

Chocolate - Para a surpresa de alguns, o chocolate é rico em cacau, possui carboidrato e triptofano que ajudam a estimular a produção de serotonina no organismo. Opte pelo chocolate com 70% de teor de cacau e modere o seu consumo.

Frutas - Frutas como banana, laranja, maracujá e jabuticaba combatem o cansaço e o estresse.

Oleaginosas - Nozes, amêndoas e castanhas possuem selênio, cobre e magnésio que ajudam a diminuir o estresse.

Alimentos ricos em colina e lecitina - Fígado, soja e ovos contêm essas substâncias que colaboram para o bom funcionamento do cérebro e também evitam a alteração do humor.

Peixes e frutos do mar - O selênio e a vitamina B12 presentes nesses alimentos ajudam na redução da ansiedade e do cansaço. E o ômega 3 colabora na produção de neurotransmissores.

Mas que comidas podem causar o mau humor?

Aqueles que são muito processados, industrializados, cheios de açúcares e gorduras trans devem ser evitados. Como já deve ter experimentado algum deles, já sabe que dão aquela sensação gostosa em um primeiro momento.

O problema vem logo em seguida. Esse perfil de alimentação pouco saudável pode potencializar sintomas como o estresse e a depressão.

Outra consideração importante é a de que não se deve ficar muito tempo sem comer. Isso reduz os níveis de glicose, o que afeta negativamente o humor. Por isso, as seis pequenas refeições ao longo do dia são muito importantes.

Agora que você já entende melhor a relação entre alimentação e humor, tem motivos de sobra para comer de forma correta, afinal uma dieta com esses ingredientes garantirá a serotonina necessária para que a alegria esteja sempre presente. Comece com pequenas mudanças, sem dúvidas de que você vera a diferença!
 


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