Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

A importância da colaboração com a inovação no Estado

| 15/10/2020, 10:03 10:03 h | Atualizado em 15/10/2020, 10:07

O dia 19 de outubro é considerado o Dia Nacional da Inovação, e para celebrar e reconhecer a importância do tema, o Sebrae realiza o Mês da Inovação, com uma programação de quatro semanas, incluindo painéis temáticos, oficinas e dois grandes eventos para disseminar a cultura da inovação e, assim, contribuir com a construção de um ambiente cada vez mais favorável ao empreendedorismo inovador.

Nestes tempos desafiadores, a inovação e o desenvolvimento tecnológico são agenda obrigatória e devem constar na pauta de todas as instituições, pois se constituem como grande força motriz capaz de gerar desenvolvimento social e econômico.

Os painéis abordam diversos campos do conhecimento, passando pela transformação digital, intervenções tecnológicas, cultura da inovação, sustentabilidade, bioeconomia, propriedade intelectual, pesquisa e desenvolvimento, investimentos e capital de risco, formação de ecossistemas, cidades inovadoras, dentre outros.

Com destaque principal para a realização do maior evento de inovação da América Latina, unindo o CASE ao Startup Summit num mesmo espaço virtual, entre os dias 19 e 23 de outubro.

No Espírito Santo, a inovação já é tratada como prioridade, e o exemplo mais relevante foi a criação da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com a participação de empresas, academias, entidades e governo, que se uniram em prol do fortalecimento do Ecossistema de Inovação Capixaba com o propósito de gerar desenvolvimento para a sociedade.

Isto é um marco na história do desenvolvimento tecnológico do Estado. E atua em seis eixos estratégicos: Talentos; Startups; Habitats; Inovação Aberta; Funding e Comunicação.
Tendo como principal objetivo a entrega de 1 mil Startups, funcionando, em dez anos.

Considerando que inovação só acontece em ambientes com condições adequadas, a MCI quer fazer a inovação acontecer na prática, e o Sebrae-ES, chamou para si a responsabilidade de dar a sua contribuição.

Devemos registrar que o governo do Estado tem agido como um player importante, ao instituir uma lei de inovação que endereça recursos financeiros, não contingenciáveis, a um fundo com destinação exclusiva para investimentos em inovação.

O Sebrae-ES opera de forma convergente e colaborativa por meio do Programa Sebrae de Inovação, conectando e ampliando o portifólio de ações para oferecer mais serviços direcionados ao fortalecimento desse ecossistema.

Dispomos de programas e projetos com foco na formação de talentos, no apoio às Startups, assim como no apoio aos mais de 50 habitats de inovação do Estado, identificando as principais barreiras para melhorar gestão e desempenho. Na área de Funding, buscamos conectar investidores que ajudem a acelerar o processo de amadurecimento das Startups.

Estamos preparados para colaborar com o crescimento do Ecossistema de Inovação Capixaba. Afinal, inovar é preciso.

Luiz Toniato é diretor técnico do Sebrae-ES.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: