Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

A culpa do ganho de peso pode não ser da deliciosa pizza!

| 16/07/2021, 10:30 10:30 h | Atualizado em 16/07/2021, 10:34

Quem me conhece pode achar que estou legislando em causa própria neste texto. Confesso que essa afirmação tem seu fundamento, porque sou apaixonado por pizza, pois pizza é tudo de bom, não é mesmo?

Com os meus conflitos de interesse expostos, vamos ao que interessa. Sei que o peso na consciência por sair da dieta pode fazer com que muitas pessoas evitem se render a essa tentação. Mas para curtirmos aquela rodada de pizza sem culpa, a Nutri vai dar algumas dicas valiosas, afinal não é porque é pizza que não pode ser saudável, viu?

Fazendo as escolhas certas, optando por recheios saudáveis, é possível saborear essa delícia sem colocar a dieta em risco. O verdadeiro vilão quanto à boa saúde são as coberturas, normalmente ricas em gordura e cheias de calorias.

Então, para um recheio saudável abuse das hortaliças, como brócolis, rúcula, escarola; além de tomate e queijos magros. Evite ingredientes como provolone, gorgonzola, calabresa, bacon, tomate seco e catupiri.

Evite ainda bordas recheadas e comer quantidades exageradas. Além de maneirar na quantidade de fatias, outra dica importante é a mastigação. Quem come muito rápido acaba comendo a mais do que precisava. Procure mastigar bem os pedaços, sem pressa, pois assim você dá tempo para o organismo reconhecer que está satisfeito com a quantidade que foi ingerida.

Se liga no procedimento: Escolha seu sabor predileto. Coma um pedaço com calma e, então, espere 15 minutos. Só aí pegue outro pedaço. Aguarde mais 15 minutos e, se estiver com fome, repita o procedimento, sempre dando tempo entre um pedaço e outro.

Outra dica é evitar participar de rodízios, porque a diversidade de sabores faz com que a refeição fique mais calórica. Quanto aos molhos, do tipo maionese, mostarda e catchup, passe longe! São ricos em sal e gorduras ruins.

E não menos importante, evite as pizzas prontas, congeladas compradas no supermercado, do tipo ultraprocessadas. Por conterem muito conservantes e sódio, não são recomendadas. Opte por ir à pizzaria pertinho de casa com decoração italiana que a gente adora ou faça a sua própria pizza em casa, que tal?
Chame a família e vamos colocar a mão na massa!

Receita de  pizza integral:

Ingredientes da massa: 2 xícaras de farinho de trigo integral; 1 colher (sopa) de manteiga derretida; 1 xícara de água morna; 15g de fermento biológico seco e sal a gosto.

Modo de preparo: Em um refratário despeje a xícara de água morna e dissolva o fermento e o sal.

Acrescente a manteiga e depois metade da farinha integral mexendo com uma colher. Quando estiver homogeneizado, acrescente aos poucos o restante da farinha e mexa com as mãos até que a massa se solte.

Se necessário acrescente um pouco de farinha. Amasse bem, forme uma bola e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Passado o tempo, corte a massa ao meio e estique -as com rolo até ficarem no formato desejado. Leve ao forno médio por 10 minutos.

Ah! Essa delícia dá para congelar. Primeiro asse a massa. Depois de assada, recheie e congele sem esquentar o recheio.

Na hora de fazer é só colocar no forno e pronto.

Assim, dá para comer pizza sem engordar! Lembrem-se, todos os alimentos são permitidos, porém é preciso consumir com moderação e consciência. Quem fizer me conta! #nutridicascomgabi
E até sexta que vem!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: