Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

À caça

| 18/04/2021, 11:11 11:11 h | Atualizado em 18/04/2021, 11:19

Olavistas e outros radicais de direita que trabalham na Secretaria Especial da Cultura de Jair Bolsonaro têm elaborado dossiês fundamentados na orientação política de servidores que eles querem que sejam exonerados ou promovidos.

O material costuma ser enviado à cúpula da secretaria, encabeçada por Mário Frias. Em planilha chamada “mapeamento Funarte 2020-2021”, obtida pelo Painel, seis servidores aparecem como militantes esquerdistas ou do PT e que por isso devem ser exonerados.

Veto
“Servidora, há anos e é militante esquerdista, tirar cargo de gratificação. Faz movimentos na Funarte contra governo. Companheira de Marcos Teixeira, turma do Humberto Braga, levantar açãos contra o governo (sic)”, consta na planilha.

Mira
Dois que aparecem na lista de alvos da tabela foram exonerados recentemente: o coronel Lamartine Barbosa, que era presidente da Funarte, e Ivone Santos, chefe da representação regional Sul/Sudeste da fundação. Barbosa é citado sendo acusado de esconder informações e proteger falhas e Ivone, de tentar transferir a Funarte para SP.

Glória
Na mesma planilha, servidores de direita são descritos em tom heroico como dignos de promoções. Luciana Lago, produtora cultural evangélica que era diretora da Escola Nacional do Circo (exonerada em março por Barbosa), teria identificado irregularidades e sofrido perseguições internamente.

Silêncio
O Painel procurou a Funarte e o Ministério do Turismo (ao qual está subordinada a secretaria de Cultura), mas não teve resposta a respeito da influência do material sobre as tomadas de decisão.

Retorno
Após 14 anos fechado, o Museu de Arte de Brasília será reinaugurado em 21 de abril, data de aniversário de 61 anos da capital federal. O espaço foi fechado em 2007 pelo Ministério Público Federal do DF por não ter condições de dar segurança ao acervo.

Reforma
O MAB passou por obras entre 2017 e 2021 estimadas em aproximadamente R$ 9 milhões. Devido à pandemia, a abertura ao público ainda não tem data certa.

Venha
Integrante da CCJ, Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) protocolou pedido de audiência pública para debater a revogação da Lei de Segurança Nacional. Ele sugere evento com Polícia Federal, a OAB e a Associação Brasileira de Imprensa.

Relógio
O secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Mauro Junqueira, afirma que os medicamentos negociados no exterior com a ajuda da Organização Pan-Americana da Saúde devem chegar ao Brasil em 15 dias.

Ampulheta
A compra, diz ele, deve suprir a demanda por kit intubação do país por 60 dias e dar fôlego para que as farmacêuticas brasileiras refaçam seus estoques.

Alô
Representantes da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos se reúnem na terça-feira (20) com Tarcísio de Freitas (Infraestrutura). Os caminhoneiros afirmam que vão cobrar calendário de vacinação para a categoria e solução para o aumento do preço dos combustíveis.

Pauta
Outro tema que será levado ao ministério, segundo eles, é o pedido de atuação mais firme da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na fiscalização do cumprimento da tabela de frete pelas empresas.

Chega aí
O novo diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, convidou representantes das associações de carreiras da corporação para uma reunião de apresentação na segunda-feira (19). A PF tem em seus quadros delegados, peritos criminais, agentes, escrivães e papiloscopistas.

Vaia
Maiurino tem sido criticado pelas trocas de chefias que fez desde que chegou.

Sem negar
O convite informa que, devido à pandemia, cada entidade deve enviar apenas um representante à reunião.

Pop
O curso de mestrado profissional em governança global e formulação de políticas internacionais da PUC-SP convidou Guilherme Boulos (Psol) para uma aula aberta. Em três dias, 1.950 pessoas se inscreveram. A coordenação esperava cerca de 150 pessoas e teve que mudar a plataforma de transmissão.

Tiroteio
“Como deputado, Bolsonaro nunca foi protagonista de CPI. Será agora, como investigado e com um cemitério nas costas”

De Alencar Santana (PT-SP), deputado, sobre a CPI da Covid, que começa a funcionar nesta semana no Senado.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: