X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

A Tribuna na Escola

A ANATOMIA DE UM LÁPIS


Por Beatriz Xavier - KR2 Comunicação

Seja para escrever, rascunhar ou desenhar - o lápis é um dos materiais mais utilizados no mundo

São Paulo, dezembro de 2020 - O lápis - além de ser um dos instrumentos de escrita mais antigos do mundo, é utilizado até hoje por crianças e adolescentes para aprender a escrever. Por conta disso, sua anatomia precisa conversar diretamente com aqueles que utilizam esse material todos os dias.

Outra curiosidade é que por ser utilizado em diversos países, ele apresenta diferenças surpreendentes dependendo da tradição e cultura do local. Por conta disso, a STAEDTLER Brasil - uma das mais antigas empresas industriais da Alemanha que está entre os principais fabricantes e fornecedores mundiais de produtos de escrita, coloração, desenho e criatividade - apresenta um pouco mais sobre a anatomia do material e algumas curiosidades ao redor do mundo.

Ao contrário da crença popular, um lápis não contém chumbo, mas sim grafite e argila. No século 16, um material de cor antracite foi descoberto, ele podia ser usado para escrever e marcar. A massa era considerada mineral de chumbo e, portanto, se refere como "plumbago" ou "chumbo preto" devido ao seu brilho prateado. Em 1778, o químico Carl Wilhelm Scheele provou que o material era, na verdade, grafite. Para desmistificar essa crença, confira abaixo a anatomia do material:

Grafite

A mina do lápis consiste em uma mistura de grafite e argila. Quanto mais argila, mais duro o lápis - quanto mais grafite é adicionada à mistura, mais macio o utensílio fica e mais escura é a aplicação da cor.

Grau de dureza

H significa "hard" (duro) e marca lápis mais secos. Lápis macios são rotulados com um B - a abreviação de "black" (preto). O grau mais comum de dureza é HB. O lápis Mars Lumograph da STAEDTLER é um dos pioneiros: este produto está disponível em 24 graus de dureza - do 10H até 12B.

Formato

O lápis clássico é redondo, hexagonal ou triangular. Ele na forma hexagonal foi inventado para o impedir de rolar para longe. A forma triangular ergonômica, por sua vez, garante uma mão relaxada ao escrever e desenhar.

Dimensões

O tamanho padrão de um lápis clássico tem 175 mm de comprimento.

Revestimento

Árvore de lima, abeto branco e o cedro são os tipos mais comuns de madeira usada na produção de um lápis. A madeira dos lápis STAEDTLER - por exemplo - vem de florestas certificadas e gerenciadas de forma sustentável.

Final do Lápis

As extremidades mergulhadas embelezam o material: quanto mais longa a extremidade mergulhada, maior a qualidade. O lápis Noris da STAEDTLER se destaca devido à extremidade imersa com sua coroa icônica vermelha.

Além disso, você sabe como o utensílio é utilizado ao redor do mundo?

Os europeus - por exemplo - dão muita importância à ergonomia. Portanto, os lápis triangulares têm uma demanda muito maior do que no resto do mundo. Na Grã-Bretanha e em muitos outros países europeus, o lápis Noris amarelo e preto é muito bem conhecido e popular.

Já no Japão, lápis macios são particularmente populares. Esses instrumentos de escrita são usados durante toda a vida escolar e ao aprender a escrever, os alunos começam com os graus de dureza entre 2B e 6B. No final da escola primária, eles mudam para a HB.

"Vemos diversas curiosidades espalhadas ao redor do mundo e isso comprova que o lápis, de crianças em idade escolar a estudantes adolescentes, de amantes da papelaria a artistas - sempre será um companheiro confiável, independente da maneira como será utilizado", comenta Juliana Rett, Marketing Manager da STAEDTLER Brasil.

Para saber mais, acesse: https://www.staedtler.com.br

Sobre a STAEDTLER

Fundada em 1835 por Johann Sebastian Staedtler, a STAEDTLER é uma das mais antigas empresas industriais da Alemanha e está entre os principais fabricantes e fornecedores mundiais de produtos de escrita, coloração, desenho e criatividade. Como marca é reconhecida mundialmente e possui uma alta cota de exportação, a STAEDTLER possui 3.000 funcionários em todo o mundo, sendo que mais de 1.200 deles estão na Alemanha. A companhia de longa data atribui grande importância às origens de seus produtos Made in Germany e fabrica quase dois terços dos seus artigos em seu país de origem. Isso torna a STAEDTLER a maior fabricante de lápis de madeira, marcadores universais, borrachas, minas de lapiseiras e argila de modelagem industrial na Europa. Pioneira quando se trata de criar harmonia entre os mundos analógico e digital, seus produtos premium apoiam seus clientes ao longo de suas vidas - desde suas primeiras tentativas de colorir até suas conquistadas criativas na terceira idade - com ferramentas que são precisamente adaptadas às necessidades de cada indivíduo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: