Médicos explicam dor que afetou Virginia Fonseca
A cefaleia tensional, segundo os médicos, pode estar associada ao estresse, cansaço e insônia e é diferente da enxaqueca
Escute essa reportagem
Você já deve ter tido algum episódio de cefaleia, popularmente conhecida como dor de cabeça. Muitas pessoas acabam confundindo a dor e pensam sofrer de enxaqueca.

Recentemente, a influenciadora digital Virginia Fonseca, que está grávida, foi ao médico, após se queixar de fortes dores de cabeça, e recebeu o diagnóstico de cefaleia tensional. Especialistas explicam que a condição pode estar associada ao estresse, cansaço ou à insônia e é diferente da enxaqueca.
As cefaleias podem ter causa primária, ou seja, a dor de cabeça é o sintoma principal e a motivação da doença; ou causa secundária, quando decorrem de outros problemas, cujo sintoma é a cefaleia, conforme explica a neurologista Jovana Gobbi.
“Acomete jovens adultos e nem sempre precisa de um gatilho, mas geralmente pode ser desencadeada por fatores estressantes, má postura da região cervical ou postura inadequada prolongada”.
O neurologista Paulo Rosa, da Unimed Vitória, destaca que a cefaleia tensional é o mais frequente tipo de dor de cabeça primária.
“É primária pois não é causada por um tumor, meningite ou sinusite. Ela chega pouco aos consultórios, pois é de leve intensidade e cessa com analgésicos comuns ou com medidas relaxantes”, explica.

Segundo o neurologista, a condição tem duração de 30 minutos a sete dias, podendo ser ocasional ou crônica. A forma crônica é quando a dor ocorre mais de 15 dias no mês.
De acordo com o neurocirurgião Ulysses Caus Batista, coordenador da neurologia e neurocirurgia do Meridional Serra, existem mais de 150 tipos de dores de cabeça, havendo diferença entre a cefaleia tensional e a enxaqueca.
“Na crise de enxaqueca, normalmente, o paciente sente uma dor latejante. Geralmente, a dor é de um lado só da cabeça, com piora quando paciente olha para luz e quando tem barulhos, acompanhada de náuseas e vômitos. Alguns pacientes vão até o pronto-socorro pela dor de forte intensidade”.
“A cefaleia tensional é uma dor em aperto, como se estivesse apertando a cabeça. Dói os dois lados da cabeça e não tem episódios de náuseas e vômitos. É uma dor que dói mais no fim do dia, mas é mais fraca. É bem oposta à enxaqueca”.
Saiba mais
Cefaleia
A cefaleia é o termo técnico para a dor de cabeça, são mais de 150 tipos. Pode ter causa primária, ou seja, a dor de cabeça é o sintoma principal e a motivação da doença; ou causa secundária, quando decorre de outros problemas como sinusite.
Cefaleia tensional
É o mais frequente tipo de dor de cabeça primária, caracterizada por episódios de dor de cabeça bilateral, com sensação de aperto ou pressão de fraca a moderada intensidade, não agravada pela atividade física e não associada à náuseas.
Pode ser desencadeada por fatores estressantes, má postura da região cervical , insônia, ansiedade ou cansaço. Pode acontecer de forma episódica ou crônica.
Atividades físicas, correção postural, gerenciamento do estresse ajudam na prevenção.
Enxaqueca
Dura de quatro a 72 horas, latejante, dor em apenas um dos lados, é forte e pode vir acompanhada de vômitos, náuseas, e sensibilidade à luz, barulho e odores. A enxaqueca também é uma cefaleia de causa primária.
Fonte: Médicos consultados.
Comentários