600 kg de polenta e 700 litros de vinho na 13º Festa da Imigração Italiana


O evento será realizado na vila de Alto Pongal, marcada pela imigração italiana (Foto: Prefeitura de Anchieta)
O evento será realizado na vila de Alto Pongal, marcada pela imigração italiana (Foto: Prefeitura de Anchieta)
Está tudo pronto para mais uma edição da Festa da Imigração Italiana em Alto Pongal, no interior de Anchieta que acontece neste final de semana. Os moradores da localidade estão se empenhando para preparar as comidas típicas, enfeitar as casas e a vila para o evento, além de confeccionar os carros para o desfile da Caretela Italiana. 

O tombo da polenta será a primeira atividade da programação oficial da 13ª Festa da Imigração Italiana de Alto Pongal, no interior de Anchieta, que acontece neste domingo, 02 de setembro. Após o tombo, os visitantes poderão degustar a iguaria, cujo ingrediente principal, o milho, é cultivado na própria comunidade. Segundo os organizadores, durante todo o dia do evento serão comercializados 600 kg de polenta e 700 litros de vinho tinto.

O prato típico e carro chefe da festa será comercializado nas versões mole à bolonhesa, frito e mole com queijo. Além dele, a praça gastronômica irá vender capellet, linguiça frita, queijo e macarrão à bolonhesa. Para atender a demanda serão necessários 300 kg de fubá, 300 kg de linguiça, 200 kg de queijo e 700 litros de vinho.

Carretela da Imigração, um desfile tradicionalmente italiano que reúne membros da comunidade e visitantes vestidos a caráter (Foto: Prefeitura de Anchieta)
Carretela da Imigração, um desfile tradicionalmente italiano que reúne membros da comunidade e visitantes vestidos a caráter (Foto: Prefeitura de Anchieta)
Durante todo o dia haverá shows e apresentações culturais, além do desfile para escolha da ‘bela bambina’, a jovem mais bela que irá representar a comunidade. A programação contará ainda com moda de viola e show com diversas bandas.

Desfile regado a vinho

A Caretela da Imigração, que também acontece no domingo, é um desfile Italiano, que reúne mais de sete mil pessoas, vestidos a caráter, que passeiam em carros alegóricos decorados com distribuição de vinho. Nos últimos anos, a caretela vem contando a história da imigração na região. Nesta edição irá abordar sobre a história da educação na localidade.

Os participantes que adquiriam o passaporte (abadá), desfilam na caretela com direito a comidas típicas e vinho de graça durante o percurso.

Confira a programação:

Sábado – 01/09
07h- Início da 14ª Caminhada dos Passos dos Imigrantes (Praça dos Imigrantes, em Anchieta)
23h- Show com Musical Prateado e Serginho e seus teclados – ginásio de esportes de Alto Pongal

Domingo – 02/09
10h- Abertura do Espaço Gastronômico com o tradicional Tombo da Polenta
11h- Recepção dos Andarilho da Caminhada Passos dos Imigrantes
11h30- Almoço típico italiano com apresentação do grupo de dança Di’Ballo – Nova Trento
12h- Desfile das La Bellas Bambinas – escolha da rainha e princesas da edição 2018
13h- Apresentação do coral da escola local Tia Marlene Petri
14h- Show com Ney da Viola e Amarildo
16h- Desfile da Caretela da Imigração Italiana
17h- Show com Giocco di Mora
19h- Show com banda KS10
20h- Tradicional Sopão do Nonno

Serviço:
13ª Festa da Imigração Italiana
Quando: 01 e 02 de setembro
Onde: Alto Pongal
O que vai ter: Shows, pratos típicos da cozinha italiana, caretela da imigração.
Entrada gratuita



 

ueca capixaba, moqueca tradiconal e outros pratos com frutos do mar, shows e aulas com chefs.

Entrada gratuita