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30ª Dez Milhas
Nutridicas
Gabriela Rebello

Gabriela Rebello


30ª Dez Milhas

Por ser um esporte relativamente simples de ser praticado, a corrida ganha cada vez mais adeptos. Basta uma roupa confortável e um tênis correto que o corredor está pronto para enfrentar o mundo das corridas.

E aproveitando que no próximo domingo teremos a 30ª Dez Milhas Garoto e leitores da Nutri Dicas enviaram perguntas sobre o que comer antes, durante e depois da corrida, a Nutri vai dar algumas dicas para vocês.

Afinal, embora a corrida seja uma atividade física relativamente simples, algumas dicas podem ser dadas para que a performance melhore ao longo do tempo e que lesões sejam evitadas. Bora lá!

Nos dias que antecedem a prova, é importante comer bem para garantir energia para a atividade física. Já depois da corrida, uma dieta equilibrada fornecerá todos os nutrientes necessários para seu corpo se recuperar do esforço. Ficou difícil? Que nada! Confere aí!

Três dias antes da prova

Não coma nada diferente do que foi testado durante o período de preparação. Consumir coisas que não está acostumado pode causar um possível mal-estar durante a corrida.

No dia da prova

Seu maior suplemento é a alimentação, após isso chamamos de complemento. O primeiro passo será o café da manhã. Não se esqueça de caprichar com carboidratos (pães, torradas, biscoitos, tudo integral ou até mesmo batata-doce), proteínas de boa qualidade (iogurte, queijos ou ovos) e frutas. Muitas vezes, de nada vale o suplemento sem a base ideal.

Na largada

Leve uma fruta para consumir antes da largada. A ideal e a mais recomendada é a banana.

Durante a prova

O recomendado é beber cerca de 150 ml de água a cada 15 ou 20 minutos de corrida. Isso é uma regra geral. O principal é você nunca esperar sentir sede para ingerir líquidos (o que já é um sinal de desidratação).

Após a prova

Durante o esforço físico, ocorre desgaste das fibras musculares e redução das reservas energéticas e de água. Por essa razão, comer depois da atividade é fundamental para recuperar o organismo.

O ideal é caprichar na salada, que deve ser temperada com azeite, limão, ervas e pouco sal. Escolha o arroz integral, uma carne magra, feijão ou outra leguminosa, como ervilha, grão-de-bico, etc. De sobremesa, uma fruta.

No dia seguinte – Se você sentir que ainda está desidratado (a urina muito escura e a garganta seca são sinais disso), tome água de coco para repor sais minerais, líquidos e restabelecer o equilíbrio do organismo.

Boa prova e até sexta-feira que vem. Espero vocês!

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