Redação Jornal A Tribuna


2,4 milhões de envios

Até as 17 horas de segunda-feira (12), 2.403.375 declarações do Imposto de Renda 2018 haviam sido recebidas pelos sistemas da Receita. De acordo com o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, a expectativa é de que 28,8 milhões de contribuintes entreguem a declaração. O prazo de entrega vai até 30 de abril.

Rendimentos

Todo rendimento deve ser informado por quem está obrigado a declarar o IR, incluindo valores recebidos por seguro-desemprego, auxílio-creche, auxílio-doença, auxílio-funeral, auxílio pré-escolar, salário-maternidade, prêmio assiduidade, gratificações por quebra de caixa, indenização por acidente de trabalho, entre outros.

Restituição

Quanto mais cedo a declaração for enviada, maior a chance de receber a restituição do Imposto de Renda logo nos primeiros lotes. Mas, assim como em anos anteriores, idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais continuam tendo prioridade no recebimento da restituição. Os pagamentos começam em junho.

Comprovante

O que fazer quando a fonte pagadora não fornece o comprovante de rendimentos ou entrega com erro?

No caso de retenção na fonte e não fornecimento do comprovante, o contribuinte deve comunicar o fato à unidade de atendimento da Secretaria de Receita Federal do Brasil.
Ocorrendo erro nas informações, o interessado deve solicitar à fonte pagadora outro comprovante preenchido corretamente. Na impossibilidade de correção, por motivo de força maior, o contribuinte pode utilizar os comprovantes de pagamento mensais, ficando sujeito à comprovação de suas alegações, a critério da autoridade lançadora.

Viagem

Contribuinte que na data final da apresentação da declaração estiver em viagem, fora de seu domicílio fiscal, tem direito à prorrogação do prazo?

Não. Recomenda-se que o contribuinte apresente sua declaração no prazo legal, no local onde se encontrar, indicando, no campo próprio, seu domicílio fiscal permanente.

Desconto simplificado

Como funciona o desconto de 20% na declaração feita pelo modelo simplificado?

A opção pelo desconto simplificado implica a substituição de todas as deduções admitidas na legislação tributária, correspondente à dedução de 20% no valor dos rendimentos tributáveis na Declaração de Ajuste Anual, limitado a R$ 16.754,34.
Não necessita de comprovação e pode ser utilizado independentemente do montante dos rendimentos recebidos e do número de fontes pagadoras. O valor utilizado a título de desconto simplificado não justifica a variação patrimonial, sendo considerado rendimento consumido. Qualquer contribuinte pode optar por ele.

Síndico

Os rendimentos recebidos por síndico de condomínio são tributáveis?

Esses rendimentos são considerados prestação de serviços e devem compor a base de cálculo para apuração do recolhimento mensal obrigatório (carnê-leão) e do ajuste anual, ainda que como dispensa do pagamento de condomínio.

Fonte: Receita Federal e Confirp Consultoria Contábil.


últimas dessa coluna


Mais de 5,5 milhões de envios

Até as 17 horas de ontem, 5.557.060 declarações do Imposto de Renda 2018 foram recebidas pelos sistemas da Receita Federal. O prazo termina no dia 30 de abril. A Receita alerta que os contribuintes …


Multa por atraso

O prazo para entrega da declaração do imposto de renda é até 30 de abril. Quem não cumprir até a data está sujeito à multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do …


Orientação gratuita

Diversas instituições de ensino superior que possuem Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) estão prestando serviços de orientação gratuitos relativos à entrega da declaração do Imposto de Renda. Em …


Despesas médicas

Somente despesas que integram a conta de estabelecimento médico-hospitalar podem ser declaradas como despesas médicas no Imposto de Renda. Gastos como medicamentos não são incluídos. Já pagamentos a …


Atualização sobre valor do imóvel

Proprietários de imóveis devem ficar atentos caso o valor de um bem a ser declarado no Imposto de Renda (IR) seja alterado por conta de despesas com construção, ampliação, reforma e benfeitorias. …


Declaração de compra financiada

Quem financiou a compra de um automóvel deve informar todo montante e o total das parcelas quitadas e deixar claro na descrição que o bem está sendo financiado. Outra opção é indicar que o carro …