Luiz Fernando Brumana

Luiz Fernando Brumana


10 filmes para ver junto com o seu pai

Nada melhor que, depois daquele almoço de domingo em família, sentar à frente da TV para assistir a um filme, sem nenhum compromisso urgente e apenas aproveitando o início da tarde. Quando é Dia dos Pais, isso ganha um novo significado e o cinema sabe muito bem a importância desta data.

Claquete fez uma lista com 10 filmes, de diversos gêneros, para assistir junto com seu pai (muitos estão disponíveis em sistemas de streaming, como Netflix, e até no YouTube)

1. Senna, o Brasileiro, o Herói, o Campeão (2010)
A história do brasileiro que alegrava as manhãs de domingo de toda a nação. Ayrton Senna é o protagonista deste documentário que mostra suas vitórias, os conflitos com as equipes, suas namoradas, entre outros momentos marcantes. É uma co-produção entre França, Brasil, Reino Unido e Estados Unidos. Ganhou prêmios e menções honrosas, como no Festival de Cinema de Sidney.

2. Os Mercenários (2010)

Este é um daqueles filmes que vai empolgar os pais que gostam de ação dos anos 1980 e 1990. Afinal, junta todos os atores que fizeram sucesso no gênero. Sinopse: Barney Ross (Sylvester Stallone) é o líder de um grupo de mercenários, que realiza qualquer missão desde que ela seja bem paga. Entre seus companheiros usuais estão o especialista em facas Lee Christmas (Jason Statham), Bao Thao (Jet Li) e Gunnar Jensen (Dolph Lundgre), entre outros.

3. Poderoso Chefão (1972)

Clássico dos clássicos. Don Corleone virou quase sinônimo de cinema. Primeiro de uma trilogia, o filme é uma ótima pedida para passar uma tarde calma e conhecer a mais famosa família da máfia. No filme, o clã luta para manter sua supremacia no ramo após a Segunda Guerra Mundial.

4. De repente Pai (2013)

Esta é uma daquelas comédias bem leves. Sinopse: Um homem de meia idade (Vince Vaughn) descobre ter sido pai de 533 crianças, através da doação de esperma. Ele passa a enfrentar problemas quando algumas dezenas destas crianças, já crescidas, passam a sentir a enorme necessidade de conhecer o pai biológico.

5. O Paizão

Mais uma comédia pra sentar e assistir com a família. Sinopse: Sonny Koufax (Adam Sandler) tem 32 anos, é formado em Direito. Mas, ao contrário de seus colegas de faculdade, trabalha em um pedágio por pura preguiça de buscar algo melhor. Cansado de ser dispensado pelas mulheres, que o acusam de ser imaturo, Sonny tem a ideia de adotar Julian McGrath (Cole e Dylan Sprouse), uma criança de cinco anos, para demonstrar maturidade. Mas nem tudo corre como ele imagina.

6. Batman – Cavaleiro das Trevas (2008)

Para muitos este é o clássico de Christopher Nolan e um dos melhores filmes do Homem-Morcego que, inclusive, conta com a presença de Heath Ledger interpretando Coringa, papel que lhe rendeu o Oscar póstumo. Sinopse: Após dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale), os criminosos de Gotham City têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado. Acuados com o combate, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa e o contratam para combater o Homem-Morcego.

7. Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas

O diretor Tim Burton é conhecido pela sua estética fantasiosa/terror. É exatamente essa fantasia típica da infância a base deste longa-metragem. Sinopse: Ed Bloom (Albert Finney) é um grande contador de histórias. Quando jovem, Ed saiu de sua pequena cidade-natal, no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar sobre as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will (Billy Crudup), filho de Ed. Até que Sandra (Jessica Lange), mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias.

8. Gonzaga - De pai para filho (2012)

As belas músicas do cantor brasileiro embalam essa cinebiografia. Sinopse: Decidido a mudar seu destino, Gonzaga sai de casa jovem e segue para cidade grande em busca de novos horizontes e para apagar uma tristeza amorosa. Lá, ele conhece uma bela mulher, Odaléia (Nanda Costa), por quem se encanta. Após o nascimento do filho e complicações de saúde da esposa, ele decide voltar para a estrada.

9. À procura da felicidade (2006)

Um emocionante longa-metragem protagonizado por Will Smith. Sinopse: Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos.

10. Corações de Ferro (2014)

Um dos melhores filmes de guerra dos últimos anos. Sinopse: Durante o final da Segunda Guerra Mundial, um grupo de cinco soldados americanos é encarregado de atacar os nazistas dentro da própria Alemanha. Apesar de estarem em quantidade inferior e terem poucas armas, eles são liderados pelo enfurecido Wardaddy (Brad Pitt), sargento que pretende levá-los à vitória, enquanto ensina o novato Norman (Logan Lerman) a lutar.

Extra 11. Até o último homem (2017)

Para o pai que gosta de filme de guerra, este é um dos últimos lançamentos e, inclusive, concorreu ao Oscar. Baseado em fatos reais. Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o médico do exército Desmond T. Doss (Abdrew Garfield) se recusa a pegar em uma arma e matar pessoas, porém, durante a Batalha de Okinawa, ele trabalha na ala médica e salva mais de 75 homens, sendo condecorado. O que faz de Doss o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana a receber a Medalha de Honra do Congresso.