X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Vice-governadora pede a Bolsonaro mudança em decisão sobre reitor da Ufes


Imagem ilustrativa da imagem Vice-governadora pede a Bolsonaro mudança em decisão sobre reitor da Ufes
Vice-governadora Jaqueline Moraes

A vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes, enviou uma carta ao presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (24), pedindo que ele mude a decisão sobre o novo reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). No final da noite de terça-feira (23), foi publicada na edição do Diário Oficial da União a nomeação do professor Paulo Vargas para ocupar o cargo. 

Na carta, a vice-governadora reforça o pedido feito pelos reitores das universidades públicas federais, que pediram ao governo federal que escolhesse como dirigentes das instituições os indicados em primeira posição na lista tríplice elaborada pelos colegiados eleitorais. 

"Solicitei a Bolsonaro para reconsiderar sua decisão, pois a professora Ethel Maciel foi a mais votada. Pela primeira vez na história da Ufes, ela foi a mais votada entre todos os segmentos, tanto professores, servidores e alunos quanto entre os conselheiros. Ela é muito competente, e a decisão do Presidente me deixou muito surpresa. Achamos que ele fosse atender a escolha da universidade", disse a vice-governadora em entrevista ao Tribuna Online.

Moraes informou que enviou o documento pedindo ao presidente para reconsiderar a decisão, pois ela iria entrar na história do Espírito Santo. "Seria a primeira mulher a ser reitora da Ufes, faria história como eu.
Eu não tinha outra ferramenta. Ela foi uma mulher eleita democraticamente e Bolsonaro contrariou tudo o que foi feito democraticamente. Para mim, foi uma surpresa e fiquei indignada e meu único instrumento foi esse documento", afirmou ela.

Imagem ilustrativa da imagem Vice-governadora pede a Bolsonaro mudança em decisão sobre reitor da Ufes

Segundo ela, a escolha por Ethel seria a expressão da importância feminina na sociedade capixaba com mulheres ocupando posições de chefia em cargos públicos e privados.

"O pedido de reconsideração ao excelentíssimo senhor presidente da República é para que a indicação da primeira colocada prevaleça e fortaleça a busca pela igualdade de gênero. Ethel Maciel no cargo de reitora da Universidade seria a expressão da importância feminina na sociedade capixaba com mais uma mulher ocupando, democraticamente, as posições de chefias em cargos públicos e privados, onde se possa exercer um papel de protagonista, embora ainda sofra com as heranças históricas do sistema social patriarcal em seu dia a dia", disse a vice-governadora na carta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: