X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Professores usam até filtros de aplicativos para tornar aulas atrativas


Imagem ilustrativa da imagem Professores usam até filtros de aplicativos para tornar aulas atrativas
Professor Márcio Padovani usa tecnologia para tornar aulas mais atrativas |  Foto: Leone Iglesias/AT

Para garantir a participação dos alunos durante as aulas online e, desse modo, promover ensino de melhor qualidade, amenizando, inclusive, a distância da escola e das aulas presenciais, professores da rede particular de ensino da Grande Vitória estão usando criatividade para tornar as videoaulas divertidas.

Objetos como relógio, cadeira e até filtros de aplicativos são usados nessa nova “metodologia” de ensino, tudo com um único objetivo: tornar as aulas mais atrativas a fim de que os alunos consigam aprender todo o conteúdo.

Quem adotou essa nova modalidade de ensino foi o professor de Geografia do Colégio Salesiano Jardim Camburi, Márcio Padovani, de 48 anos. Com a ajuda de aplicativos, filtros e muita imaginação, ele criou personagens que interagem com seus alunos, durante as aulas e atividades online.

“Quando eu vou explicar sobre terremotos e vulcanismo, eu levo meus ‘convidados especiais ’que fazem perguntas e ajudam os alunos a entender melhor os conceitos. Esses personagens, que são interpretados por mim, conseguem aproximar os meus alunos do conteúdo”, conta o professor.

Padovani conta que decidiu inovar nas aulas online após perceber que grande parte dos alunos não estava assistindo às videoaulas gravadas por ele. O professor afirmou que, com a pandemia, todos os profissionais de educação precisaram se reinventar, vencendo, inclusive, a timidez.

“Como os alunos não estavam assistindo a todo o conteúdo, eu fui criando estratégias para tornar as videoaulas mais dinâmicas. Deixei a vergonha de lado e fui criando os personagens, utilizando vários recursos de edição. Os alunos gostaram e vem pedindo novos convidados”, afirmou.

Relógio

Imagem ilustrativa da imagem Professores usam até filtros de aplicativos para tornar aulas atrativas
Professor Fernando Dias utiliza o relógio para ensinar trigonometria aos alunos nas aulas ministradas online |  Foto: Leone Iglesias/AT

Utilizando de objetos de casa e da casa dos alunos, o professor de Matemática do ensino médio e superior, do colégio UP, Fernando Dias, 39, trabalha com elementos para deixar as aulas mais leves.

“Uso o relógio de casa para ensinar trigonometria. É uma forma de sair da parte lúdica e ir para a prática. Estou sempre buscando formas de deixar a aula mais leve”, disse o professor.

Para ensinar Matemática Financeira, Dias pede aos alunos, exemplos dentro de dentro de suas casas.


Dificuldade em Matemática vencida


Imagem ilustrativa da imagem Professores usam até filtros de aplicativos para tornar aulas atrativas
Ana Paula Delaqua Maia |  Foto: Acervo pessoal

Após viver anos de sua vida com medo e dificuldade em aprender Matemática, a estudante do 2º ano do ensino médio do UP, Ana Paula Delaqua Maia, de 16 anos, afirma não ter mais esse problema.

Ela atribui o sucesso na aprendizagem à nova metodologia apresentada pelo professor Fernando Dias, 39.

“Eu tinha muita dificuldade, mas a dinâmica que ele (Fernando) usa conosco facilitou meu aprendizado. Ele brinca muito sobre a matéria”, disse.

Metodologia ajuda no rendimento dos alunos

As estratégias criadas por professores da rede particular de ensino da Grande Vitória, para garantir a participação dos alunos durante as aulas online, vem surtindo efeito. Segundo os profissionais de educação, após as adaptações, muitos alunos, que não estavam indo bem com as notas, tiveram evolução no aprendizado.

“Eu senti e muito essa melhora no rendimento dos alunos. A participação deles também aumentou. Agora, eles perguntam, questionam mais”, afirmou o professor de Matemática do ensino regular e superior, do colégio UP, Fernando Dias, 39 anos.

O professor de Geografia do Colégio Salesiano, Márcio Padovani, 48, também comentou o aumento no rendimento. Segundo ele, na escola onde trabalha, a evolução dos alunos é percebido pelo número de acertos nos questionários aplicados.

“O retorno de acertos nas questões aumentaram, sem dúvidas. Os alunos estão entendo melhor sobre os assuntos, já que agora estão assistindo a todo os vídeos até o final, o que não acontecia antes”, comentou Padovani.

O educador falou também sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores no momento da preparação das aulas online. “Tive de adaptar meu quarto, criando praticamente um cenário para gravar os vídeos”.


Entenda


Objetivo

  • Para atrair a atenção, participação e assim aumentar o aprendizado de alunos durante as aulas online, professores do ensino particular resolveram usar a criatividade e apostar em novas metodologias de ensino.

Didática

  • Com muita criatividade, professores usam de objetos, como relógios, a aplicativos e sites.

  • Para isso, muitos investem em equipamentos como câmeras e criam um “ pequeno estúdio” em suas casas.

Fonte: Professores citados na reportagem.


Análise


Imagem ilustrativa da imagem Professores usam até filtros de aplicativos para tornar aulas atrativas
Cláudio é terapeuta de família e Psicopedagogo |  Foto: Divulgação

“Com a pandemia da Covid-19, todos nós estamos enfrentando grandes desafios e com o ramo da educação não seria diferente. Não é nada fácil conseguir manter a atenção de alunos que estão dentro de suas casas, assistindo a um vídeo de 30, 40 minutos, então, a pandemia fez a educação se reinventar.

Pensar em estratégias para prender a atenção desses alunos ou até mesmo de aproximá-los das aulas presenciais é uma atitude fantástica e é o que estava faltando nesse momento para esses alunos.

Porém, uma coisa há de ser dita: é perceptível que ainda existe entre as pessoas uma resistência contra o online e as tecnologias. Precisamos entender que a internet é uma ferramenta de apoio".

Cláudio Miranda, Terapeuta de família e Psicopedagogo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: